???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10022
Tipo do documento: Dissertação
Título: Indisciplina escolar - multiplicidade de causas e sujeitos: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Honório Rodrigues, situada na periferia da Zona Leste da cidade de São Paulo
Autor: Rebelo, Rosana Aparecida Argento 
Primeiro orientador: Cortella, Mario Sergio
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa qualitativa sobre a indisciplina escolar presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Honório Rodrigues , situada na periferia da Zona Leste da cidade de São Paulo. Relevante por se tratar de uma problemática que está em evidência nas agendas educacionais e por ter o seu locus na Escola Pública, esta pesquisa intitulada: Indisciplina Escolar: multiplicidade de causas e sujeitos, desenvolve-se entre novembro de 1995 a maio de 2000, período em que a autora atuou como Coordenadora Pedagógica. A pesquisa contou com análise de registros da escola, documentos oficiais, questionários destinados aos professores, pais e alunos e leituras pertinentes à temática, durante o Mestrado. As análises feitas neste trabalho são baseadas principalmente nos conceitos de Paulo Freire, porém, para analisar a disciplina imposta, a autora utiliza-se também das idéias de Foucault. Com a tese de que a concepção bancária é a principal causa da indisciplina escolar , pois inclui um currículo fechado, uma prática docente autoritária, conteúdos desconectados da realidade dos alunos, portanto, uma educação domesticadora, propõe-se, nesta dissertação, a concepção problematizadora como prática de superação da indisciplina escolar e, conseqüentemente, a busca da melhoria da qualidade do processo educativo e da libertação do homem
Abstract: This paper is result of the qualitative research about the school undiscipline present at the Municipal School of Fundamental Teaching José Honório Rodrigues , placed in the periphery of the east zone of São Paulo city. Relevancy by to treat a problematical that s in evidence at educational agendas and by have it s locus in the public school, this research entitled School Undiscipline: multiplicity of causes and subjects , was development between november 1995 to may 2000, time that the author works as Educational Coordenator. The research counted with analysis of school s records, the official documents, the teacher s, fathers and student s questionnaires and reading relevant of the subject matter dring the master s. The analysis made in this work are based mainly in the Paulo Freire s concepts, however to analysis this discipline the author use the Foucault s ideas too. Within the thesis that the bank conception is the principal cause of the school undiscipline, well includes the closed resume, an authoritarian teaching pratical, desconnected contents of student s reality, therefore the domesticate education propose in this paper, the problematical conception as practice of school undiscipline supersession and consequently the search of better quality of the educational process and the man s liberation
Palavras-chave: Escola pública
Processo educativo
Disciplina escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rebelo, Rosana Aparecida Argento. Indisciplina escolar - multiplicidade de causas e sujeitos: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Honório Rodrigues, situada na periferia da Zona Leste da cidade de São Paulo. 2000. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10022
Data de defesa: 29-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_62651.pdf494,75 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.