REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorRebelo, Rosana Aparecida Argento-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704349D0por
dc.contributor.advisor1Cortella, Mario Sergio-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:06Z-
dc.date.available2008-05-12-
dc.date.issued2000-03-29-
dc.identifier.citationRebelo, Rosana Aparecida Argento. Indisciplina escolar - multiplicidade de causas e sujeitos: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Honório Rodrigues, situada na periferia da Zona Leste da cidade de São Paulo. 2000. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10022-
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de pesquisa qualitativa sobre a indisciplina escolar presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Honório Rodrigues , situada na periferia da Zona Leste da cidade de São Paulo. Relevante por se tratar de uma problemática que está em evidência nas agendas educacionais e por ter o seu locus na Escola Pública, esta pesquisa intitulada: Indisciplina Escolar: multiplicidade de causas e sujeitos, desenvolve-se entre novembro de 1995 a maio de 2000, período em que a autora atuou como Coordenadora Pedagógica. A pesquisa contou com análise de registros da escola, documentos oficiais, questionários destinados aos professores, pais e alunos e leituras pertinentes à temática, durante o Mestrado. As análises feitas neste trabalho são baseadas principalmente nos conceitos de Paulo Freire, porém, para analisar a disciplina imposta, a autora utiliza-se também das idéias de Foucault. Com a tese de que a concepção bancária é a principal causa da indisciplina escolar , pois inclui um currículo fechado, uma prática docente autoritária, conteúdos desconectados da realidade dos alunos, portanto, uma educação domesticadora, propõe-se, nesta dissertação, a concepção problematizadora como prática de superação da indisciplina escolar e, conseqüentemente, a busca da melhoria da qualidade do processo educativo e da libertação do homempor
dc.description.abstractThis paper is result of the qualitative research about the school undiscipline present at the Municipal School of Fundamental Teaching José Honório Rodrigues , placed in the periphery of the east zone of São Paulo city. Relevancy by to treat a problematical that s in evidence at educational agendas and by have it s locus in the public school, this research entitled School Undiscipline: multiplicity of causes and subjects , was development between november 1995 to may 2000, time that the author works as Educational Coordenator. The research counted with analysis of school s records, the official documents, the teacher s, fathers and student s questionnaires and reading relevant of the subject matter dring the master s. The analysis made in this work are based mainly in the Paulo Freire s concepts, however to analysis this discipline the author use the Foucault s ideas too. Within the thesis that the bank conception is the principal cause of the school undiscipline, well includes the closed resume, an authoritarian teaching pratical, desconnected contents of student s reality, therefore the domesticate education propose in this paper, the problematical conception as practice of school undiscipline supersession and consequently the search of better quality of the educational process and the man s liberationeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23279/tese_62651.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectProcesso educativopor
dc.subjectDisciplina escolarpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIndisciplina escolar - multiplicidade de causas e sujeitos: um olhar sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Honório Rodrigues, situada na periferia da Zona Leste da cidade de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
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