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Tipo do documento: Dissertação
Título: Supervisão educacional e autonomia para educar
Autor: Albuquerque, Helena Machado de Paula 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Quem é o supervisor? Qual sua posição no sistema educacional? Menino de recados do Governo, retransmissor de ordens ou aliado da escola - diretor e professores - para uma prática pedagógica transformadora? O diretor é autoridade na escola, o professor, na sala de aula. E o supervisor? Foi para responder a essas colocações que realizamos um trabalho com um grupo de supervisores de ensino interessados em refletir sobre sua prática, colocá-la a serviço da escola, buscando, assim, descobrir sua identidade funcional e a potencialidade da ação supervisora. Questionários, entrevista, depoimentos, debates e leitura de bibliografia sobre o assunto nos trouxeram subsídios para traçar o perfil do supervisor que se deseja para a nossa realidade: educador, não servo do sistema, transformador, não repetidor ou mantenedor da ordem estabelecida, estimulador do debate, do questionamento, da reflexão para unir os educadores em torno de objetivos comuns que levem à melhoria do ensino. Não um fiscal, um burocrata, antipático à escola porque ausente, sem assumir suas lutas e problemas, mas um educador, envolvido em um trabalho com toda a comunidade escolar, procurando conhecer suas necessidades e expectativas para ajudá-la a encontrar seu caminho. Apesar de toda a pressão para torná-lo dócil e acrítico, o supervisor de ensino sente que deve alinhar-se ao lado do diretor, professores e alunos para, juntos, atingirem o fim da educação: a formação humana e profissional, a conquistada cidadania, a visão e prática de uma pedagogia transformador a de uma realidade que até agora só beneficia a poucos. Embora a supervisão já tenha uma longa história, nos documentos oficiais e na prática de muitos, o perfil do supervisor ainda é indefinido, contraditório e está por construir-se. E seus construtores serão os próprios supervisores através de uma prática profundamente engajada na realidade escolar e a serviço da promoção humana e educacional do aluno. Nosso trabalho pretende contribuir para isso
Palavras-chave: Educacao: Supervisao e Curriculo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Albuquerque, Helena Machado de Paula. Supervisão educacional e autonomia para educar. 1990. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10108
Data de defesa: 30-Nov-1990
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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