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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10148
Tipo do documento: Tese
Título: Limites e possibilidades da educação física no contexto da escola cidadã: um estudo em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS)
Autor: Ferreira, Marcelo Guina 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: No estudo objetivamos: a) identificar elementos que caracterizam (dinamicamente) a Educação Física (EF) no contexto da Escola Cidadã (seus objetivos, conhecimento escolar de que trata, como se relaciona com os complexos temáticos, avaliação, etc.); b) discutir limites e possibilidades à uma pedagogia crítica da EF neste contexto; c) buscar proposições superadoras. Sua justificativa maior repousa no ineditismo da experiência histórico-político pedagógica da Escola Cidadã em Porto Alegre (RS), aliado ao conhecimento do histórico papel conservantista que a Educação Física (EF) cumpre na escola capitalista. Assim, desconhecemos como a disciplina EF, no contexto de uma tal proposta inovadora de reestruturação curricular, consegue/conseguiria, também ela, estabelecer inovações educacionais em dialética relação com o contexto no qual está inserida. Nossos procedimentos metodológicos basearam-se em elementos da pesquisa compartilhada (GAJARDO, 1984), a partir da qual dialogamos com os sujeitos da realidade estudada sobre cada momento do processo investigativo. Com este método escolhemos três (3) escolas nas quais realizamos: a) entrevistas semi-estruturadas com docentes e estudantes; b) observações não sistemáticas e c) coletamos documentos oficiais e material informal de interesse direto do estudo: Os marcos referenciais teóricos essenciais são o marxismo (de inspiração gramsciana), a sociologia e teoria crítica do currículo,bem como teorias tradicionais e críticas no campo da pedagogia da EF. Nossos resultados indicam que: a) a EF na Escola Cidadã oscila entre ser uma atividade (supostamente) a-teórica/reflexiva, e uma disciplina que tematiza elementos da cultura corporal; b) há uma rede complexa e contraditória de fatores macro e micro sociais cuja análise é condição à superação e à maximização de limites e possibilidades à disciplina EF; c) há inúmeras inovações educacionais brotando no 'chão da escola', e que podem ser potencializadas, e d) muito da herança técnico-esportiva e biológica ainda hegemônica na EF, já vem sendo superada. Enfim, constatamos que a consolidação hegemônica de inovações progressistas-libertadoras, exige respeito para com a história de vida dos/as docentes, além de mudanças estruturais na formação inicial, na continuada, na assessoria, no papel que cumprem as universidades, sem perdermos de vista a necessidade da adoção de formas interativas reflexivas em todos estes casos, construindo uma rede de comunicação pedagógica inovadora e crítica
Abstract: In the study we objectify: a) to identify elements that characterize(continuously) the Physical Education in the context of the Escola Cidadã (its objectives, pertaining to School knowledge that deals with, as it becomes related with the thematic complexes, evaluation, etc.); b) to argue its limits and possibilities; c) to search new proposals. Its bigger justification rests in the unknowns of the description-politician-pedagogical experience of the Escola Cidadã in Porto Alegre (RS), ally to the knowledge of the historical conservative paper that Physical Education fulfills in the school. Thus, we are unaware of as it disciplines it Physical Education,in the one context such proposal innovative of curricular reorganization, it would to obtain, also it, to establish educational innovations in dialectic relation with the context in which is inserted. Our methodology procediments was the collaborated research (GAJARDO, 1984), searching to dialogue with citizens of the reality studied on each moment of the inquiry process. With this method we choose three (3) schools in which we carry through: a) interviews half-structuralized with professors and students; b) not systematic comments and c) we collect official and material documents informal of direct interest of the study. The references landmarks theoretical essentials are the marxism (of gramsciana inspiration), sociology and critical theory of the resume, as well as traditional and critical theories in the field of the pedagogy of the Physical Education. Our results indicate that: the Physical Education in the Escola Cidadã oscillates between being a (suposed) not-theoretician activity and one disciplines that to argue elements of the corporal culture; b) has a complex and contradictory net of factors social macro and micron whose analysis is condition to the overcoming and the increase of limits and possibilities of the Physical Education respectively; c) it has innumerable educational innovations sprouting in 'ground of the school', but being unexplored; d) exactly thus, much of the inheritance biological technician-sporting and of the Physical Education already comes being surpassed; at last) we evidence that the hegemonic consolidation of innovations progressive-liberators demands respect stops with the life history the professors,beyond structural changes in the initial formation, in the continued one, in the aid, in the paper that the universities fulfill (in the initial formation, in the continued one, research), without losing of sight the necessity of the adoption of interactive-reflexives forms in all these cases, constructing a net of critical pedagogical communication
Palavras-chave: Educacao fisica -- Porto Alegre, RS
Escola Cidada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ferreira, Marcelo Guina. Limites e possibilidades da educação física no contexto da escola cidadã: um estudo em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS). 2003. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10148
Data de defesa: 30-Nov-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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