???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10174
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva freireana: revisitando a experiência desenvolvida no município de Diadema - São Paulo
Título(s) alternativo(s): The Education of Young Adults and Adults from the freireana perspective: revisiting the experience developed in Diadema City, São Paulo
Autor: Fonseca, Maria Fátima da
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta dissertação de mestrado integra a pesquisa cumulativa, de abrangência nacional, desenvolvida sob a responsabilidade da Cátedra Paulo Freire, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenada pela Professora Dra. Ana Maria Saul, denominada A presença de Paulo Freire na Educação Brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir da década de 90. Essa pesquisa tem o objetivo de analisar a influência e a contribuição do pensamento freireano nos sistemas públicos de ensino no Brasil. O objetivo central deste trabalho, aqui apresentado, consiste em investigar como os referenciais de Paulo Freire, especificamente a dialogicidade, o saber de experiência feito, a vocação para o ser mais , permeiam a prática educativa da Educação de Jovens e Adultos do município de Diadema, SP. Optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando-se dos procedimentos de análise de documentos e pesquisa de campo, por meio de observação e realização de entrevistas. Os temas organizadores que serviram de referência para análise dos resultados foram construídos a partir do referencial teórico de Paulo Freire. São os seguintes: a sala de aula como um espaço para o diálogo; a valorização do saber de experiência feito dos educandos e a vocação para o ser mais como princípio de uma proposta educativa. A interpretação e a análise dos resultados demonstram que as categorias freireanas definidas estão sendo concretizadas nas práticas da Educação de Jovens e Adultos do município de Diadema/SP e que as condições para se reinventar esta educação estão dadas, em um processo permanente de repensar e refazer, criando e inovando, a cada dia. Isto não significa, entretanto, que todos os problemas estejam equacionados, mas que há o compromisso de se fazer uma educação pública com qualidade social que possa contribuir para a construção de um mundo em que todos sejam, de fato, cidadãos
Abstract: This Master s dissertation integrates the cumulative research, within national reach, developed under the responsibility of Paulo Freire s Cathedra, from São Paulo Pontificia Universidade Católica (Catholic Pontificial University), coordinated by Professor Dr. Ana Maria Saul, denominated The presence of Paulo Freire in Brazilian Education: analysis of public systems teaching, since the 90 s. This research has the objective of analyzing the influence and contribution of freireano s thoughts in the Brazilian public teaching. The central objective of this work, herein presented, consists in investigating how Paulo Freire s referential, specifically the dialogism, the experience based knowledge , the vocation for the be-more , permeate the educational practice of Young Adults and Adults Education in Diadema City, São Paulo. A qualitative approach was chosen, using the analyses procedures of documents and field research, through observation and interviews. The organizer themes, which worked as a reference for the results analyses, were built from Paulo Freire s theoretical reference. They are the following: the classroom as a place for dialogue; the valorization of the learners experience based knowledge and the vocation for the be-more as a principle of an educational proposal. The results analysis and interpretation show that the defined freireanas categories have been concretized in the Education of Young Adults and Adults practices in Diadema City/SP and that the conditions for reinventing this education are given, in a permanent process of rethinking and reinventing, creating and innovating, day after day. This does not mean, however, that all problems are equated, but that there is a commitment for making a public education with social quality, which can contribute with the construction of a world where everybody is, indeed, a citizen
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Young Adults and Adults Education
Freire, Paulo -- 1921-1997 -- Critica e interpretacao
Educacao -- Diadema, SP
Educacao de adultos -- Diadema, SP
Educacao popular -- Diadema, SP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Fonseca, Maria Fátima da. The Education of Young Adults and Adults from the freireana perspective: revisiting the experience developed in Diadema City, São Paulo. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10174
Data de defesa: 14-Oct-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Fatima da Fonseca.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.