REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10277
Tipo: Dissertação
Título: O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino
Autor(es): Braghini, Katya Mitsuko Zuquim
Primeiro Orientador: Bontempi Junior, Bruno
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as idéias dos colaboradores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) a respeito da qualidade do ensino secundário no Brasil nos anos 1950. Tendo como fontes os artigos publicados entre 1952 e 1961 na seção Idéias e Debates deste importante periódico especializado, a pesquisa teve como objetivo destacar e analisar o que aí se apresenta a respeito da organização e do funcionamento da escola secundária - suas expectativas, interesses, orientações, seu funcionamento, métodos, conteúdos, sua clientela - a fim de compreender quais, para os colaboradores deste periódico, eram os indicadores de sua qualidade e qual seria, então, o modelo ideal de escola secundária desejada O período estudado é marcado pelo crescimento significativo deste grau de ensino, direta ou indiretamente provocado pelo avanço das camadas médias sobre o sistema de ensino e pela intensa agitação que marca o ingresso do país na era de sociedade de massas. A hipótese que guiou a investigação é a de que esta nova conjuntura teria estimulado a intensificação do debate, tendo como tema principal a questão da qualidade do ensino e do modelo ideal de escola secundária para uma sociedade em mudança. Esta pesquisa permitiu realizar um mapeamento dos símbolos, dos elementos que supostamente perfazem o padrão de qualidade desse ramo do ensino médio no Brasil, tomados aqui por meio dos discursos sobre ele, que a RBEP registra pela pena de seus colaborados
Palavras-chave: Qualidade de ensino
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Ensino secundário -- Avaliação -- Brasil -- 1950
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Braghini, Katya Mitsuko Zuquim. O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino. 2005. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10277
Data do documento: 31-Ago-2005
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KatyaBraghini.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.