???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10277
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino
Autor: Braghini, Katya Mitsuko Zuquim 
Primeiro orientador: Bontempi Junior, Bruno
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as idéias dos colaboradores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) a respeito da qualidade do ensino secundário no Brasil nos anos 1950. Tendo como fontes os artigos publicados entre 1952 e 1961 na seção Idéias e Debates deste importante periódico especializado, a pesquisa teve como objetivo destacar e analisar o que aí se apresenta a respeito da organização e do funcionamento da escola secundária - suas expectativas, interesses, orientações, seu funcionamento, métodos, conteúdos, sua clientela - a fim de compreender quais, para os colaboradores deste periódico, eram os indicadores de sua qualidade e qual seria, então, o modelo ideal de escola secundária desejada O período estudado é marcado pelo crescimento significativo deste grau de ensino, direta ou indiretamente provocado pelo avanço das camadas médias sobre o sistema de ensino e pela intensa agitação que marca o ingresso do país na era de sociedade de massas. A hipótese que guiou a investigação é a de que esta nova conjuntura teria estimulado a intensificação do debate, tendo como tema principal a questão da qualidade do ensino e do modelo ideal de escola secundária para uma sociedade em mudança. Esta pesquisa permitiu realizar um mapeamento dos símbolos, dos elementos que supostamente perfazem o padrão de qualidade desse ramo do ensino médio no Brasil, tomados aqui por meio dos discursos sobre ele, que a RBEP registra pela pena de seus colaborados
Palavras-chave: Qualidade de ensino
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Ensino secundário -- Avaliação -- Brasil -- 1950
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Braghini, Katya Mitsuko Zuquim. O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino. 2005. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10277
Data de defesa: 31-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KatyaBraghini.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.