???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10288
Tipo do documento: Tese
Título: Juventude e educação profissional: um estudo com os alunos do IFSP
Título(s) alternativo(s): Youth and professional education: a study with IFSP students
Autor: Loponte, Luciana Neves 
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: A pesquisa investiga a relação entre educação profissional e juventude, no âmbito da educação profissional de nível médio, tendo como referência os interesses da juventude, a respeito da sua trajetória e da expectativa que manifestam entre a escola e o futuro. O estudo tem como sujeitos de pesquisa os jovens estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), antigo CEFET-SP. Os dados foram coletados no ano de 2009, sendo utilizado um instrumento de pesquisa que inclui uma escala de atitudes, elaborado de acordo com o método de Likert. A amostra final que serviu de base para a análise é composta de 81 alunos, matriculados nos cursos técnicos integrado e desvinculado do ensino médio, predominantemente na faixa etária de 14 a 17 anos e do sexo masculino. O método utilizado, consta de pesquisa empírica realizada com a finalidade de analisar a opinião dos alunos a respeito: dos objetivos da educação profissional; dos motivos que os levaram a ingressar num curso técnico; das suas expectativas de futuro; do entendimento quanto ao incentivo à continuidade dos estudos e do que representa a formação técnica recebida. Para a elaboração das afirmações do instrumento de pesquisa, foi realizada um levantamento de fontes selecionadas para a pesquisa: legislação, documentos do Ministério da Educação (MEC) e do IFSP, visando verificar a correspondência entre os fins do ensino profissionalizante e as expectativas dos jovens ingressantes e concluintes de cursos técnicos. A hipótese principal é de que existem divergências entre as expectativas do jovem em relação ao seu futuro e as expectativas daquilo que estes jovens pensam que a sociedade industrial espera deles, ou seja, buscar inserir-se no mercado de trabalho, tão logo concluída a formação técnica. Os resultados apontam divergências entre os objetivos da legislação educacional e as expectativas de futuro dos jovens estudantes. Os conceitos básicos que orientam a pesquisa, elaborados pela Teoria Crítica, são: educação, emancipação, formação e adaptação (Adorno); sociedade industrial, pensamento unidimensional e racionalidade tecnológica (Marcuse); trabalho alienado e divisão social do trabalho (Marx)
Abstract: The research investigates the relation between professional education and youth, as part of professional education in the middle level, having as reference the interests of the youth, concerning its trajectory and the expectative they express between school and future. The study has as research participants the young students from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), the old CEFET-SP. The data was collected in 2009, having used as the research instrument an attitude scale, which was prepared according to Likert method. The final sample which was used as the basis for the analysis is composed of 81 students, who were registered in technical courses integrated and without linkages with the secondary school, predominantly in an age group between 14 and 17 years old, and male ones. The used method, contains an empirical research made with the aim of analyzing the students opinions about: the professional education objectives, the reasons why they chose a technical course, their future expectations, their understanding about the stimulus to the continuity of their studies and what the technical formation received represents. In order to elaborate the research instrument affirmations, a documental research was made with selected sources: legislation, documents from Ministério da Educação (MEC) and from IFSP, trying to check the correspondence between the purposes of the professional education and the expectations of the young students and graduated from the technical courses. The mainly hypothesis is that there are divergences between the young students expectations concerning their future and the expectations that these young students think that the industrial society expect from them, in other words, getting inserted in the job market as soon as they finish their technical education. The results show divergencies between the educational legislation objectives and the future expectations of the young students. The basic concepts that guide the research, which were prepared by the Critical Theory, are: education, emancipation, formation and adaptation (Adorno), industrial society, unidimensional thought and technological racionality (Marcuse); social alienation and social division of labor (Marx)
Palavras-chave: Juventude
Formação
Ensino técnico
IFSP
Teoria crítica da sociedade
youth
formation
technical teaching
Critical theory of society
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Loponte, Luciana Neves. Youth and professional education: a study with IFSP students. 2010. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10288
Data de defesa: 29-Nov-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA NEVES LOPONTE.pdf593,85 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.