REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10305
Tipo: Dissertação
Título: A educação diferenciada para o fortalecimento da identidade quilombola: estudo nas comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira
Autor(es): Silva, Elson Alves da
Primeiro Orientador: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar o processo de Educação Diferenciada na Escola Estadual Quilombola E.E.Maria Antonia Chules Princesa localizada no Vale do Ribeira município de Eldorado-SP. A escola atende a uma população de aproximadamente 420 alunos distribuídos entre Educação Infantil, Fundamental e Médio que vivem em seis comunidades quilombolas ao seu redor. A Escola foi fundada em 2004 e é uma conquista dos Quilombos de Ivaporunduva, São Pedro, Galvão, Nhungura, Sapatú e André Lopes comunidade onde está sediada a Escola. A pesquisa aborda inicialmente a luta empreendida pelas lideranças quilombolas no decorrer de seis anos. Analisa os embates de lideranças com representantes da Secretaria de Educação no município de Eldorado, exigindo uma escola diferenciada para o atendimento das crianças e jovens das comunidades quilombolas. Em seguida apresenta as características da Escola Quilombola em seu caráter diferencial de atendimento, identificada a atuação dos professores e da participação da comunidade nas adequações do currículo tradicional. A pesquisa tem como fontes os registros da pesquisa de campo, fontes e entrevistas com lideranças e questionários aplicados aos professores. Trabalha com os conceitos de Comunidades Remanescentes de Quilombos, currículo em sua dimensão plural, seguindo Ivor Goodson, Michael Apple e Jean Claude Forquim. Fundamenta-se para analise das entrevistas nas relações entre memória oral e historia
Abstract: This study aimed to explore the process of deploying a Differentiated Education in the State School Quilombola EEMaria Princess Antonia Pimps in Vale do Ribeira-SP city of Eldorado. The school serves a population of approximately 420 students distributed between Early Childhood Education, Elementary and High School who live in six maroon communities around them. The school was founded in 2004 and is an achievement of Quilombo Ivaporunduva, San Pedro, Galvao, Nhungura, Sapatu and Andre Lopes, and this is the community where the school is located. The study first addresses the struggle waged by the leaders maroon over six years for establishment / founding the first school to quilombos in the Vale do Ribeira. Examines the struggles of leadership with representatives from the Education Department in Eldorado, requiring a different school for the care of children and young maroon communities. Then presents the characteristics of his character in School Quilombola differential treatment, identified the actions teachers and community participation in the adequacy of the traditional curriculum. The research has the sources of the records of field research, interviews with leaders and questionnaires administered to teachers. As regards the theoretical approach, working with the concepts of quilombo communities, curriculum plural in its size, following Ivor Goodson, Michael Apple and Jean Claude Forquim. It relies on analysis of interviews in the relationship between memory and oral history
Palavras-chave: Educação diferenciada
Quilombos do Vale do Ribeira
Identidade cultural
Currículo
Memória oral
School quilombola
Differentiated education
Quilombo in the Ribeira Valley
Cultural identity
Curriculum
Oral memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Silva, Elson Alves da. A educação diferenciada para o fortalecimento da identidade quilombola: estudo nas comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10305
Data do documento: 27-Abr-2011
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elson Alves da Silva.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.