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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10326
Tipo do documento: Tese
Título: Autonomia escolar e elaboração do projeto pedagógico: o trabalho cotidiano da escola face à nova política educacional (Lei 9394/96)
Autor: Falsarella, Ana Maria 
Primeiro orientador: Sampaio, Maria das Mercês Ferreira
Resumo: Esta pesquisa, que se insere nos estudos sobre as políticas educacionais implantadas c partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n. 9394/96), tem por tema c autonomia escolar para elaborar o projeto pedagógico, analisada da perspectiva dos atores internos da escola. A trama de relações que se estabelece entre a cultura dc escola e as diretrizes emanadas do sistema de ensino constitui seu foco de investigação Indagação direcionadora: Como a instituição escolar interpreta e efetiva no cotidiano c proposta de autonomia para elaborar o projeto pedagógico? A pesquisa teve por objetivo contribuir para a ampliação dos estudos sobre as políticas educacional! desencadeadas a partir da nova lei. Na busca de respostas foi tomada como amostra intencional uma escola pública de ensino fundamental de periferia pertencente à rede municipal de ensino de São Paulo. A investigação empírica, realizada em 2003, baseou-se centralmente em observações e em entrevistas. Incluiu ainda a análise do plano Escolar Esta pesquisa, que se insere nos estudos sobre as políticas educacionais implantadas c partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n. 9394/96), tem por tema c autonomia escolar para elaborar o projeto pedagógico, analisada da perspectiva dos atores internos da escola. A trama de relações que se estabelece entre a cultura dc escola e as diretrizes emanadas do sistema de ensino constitui seu foco de investigação Indagação direcionadora: Como a instituição escolar interpreta e efetiva no cotidiano c proposta de autonomia para elaborar o projeto pedagógico? A pesquisa teve por objetivo contribuir para a ampliação dos estudos sobre as políticas educacional desencadeadas a partir da nova lei. Na busca de respostas foi tomada como amostra intencional uma escola pública de ensino fundamental de periferia pertencente à rede municipal de ensino de São Paulo. A investigação empírica, realizada em 2003, baseou-se centralmente em observações e em entrevistas. Incluiu ainda a análise do plano Escolar de outros documentos da escola. Como complementação, envolveu também entrevista com a equipe da Coordenadoria de Educação à qual a escola é vinculada e o exame de documentos sobre a política educacional da Secretaria Municipal de Educação dá São Paulo (jan. 2001 - jan. 2004). Na análise dos resultados, ancorada na Sociologia dá Educação e na Sociologia da Cultura, os principais interlocutores teóricos foram Certeza (1995, 2000, 2001), Williams (2000) e Gimeno Sacristán (1999, 2000). Conclusões: dentro das políticas educacionais, a autonomia da escola para elaborar seu projeto pedagógico uma proposta esvaziada de sentido prático; a real autonomia resulta da teia cotidianamente tecida no seu interior, da qual emerge a cultura escolar
Abstract: This survey, which is inserted in the studies about the educational policies implemented after the Law of Directives and Bases of National Education (n. 9394/96), approaches the autonomy of the school to elaborate the pedagogic project, analyzed from the perspective of the school's internal actors. Its focus of investigation is the context of relations established between the school's culture and the directives imposed by the educational system. Guiding question: How does the school interpret and applies on its routine the proposal of autonomy to elaborate the pedagogic project? This survey aimed at contributing for the development of the studies regarding the educational policies brought about by the new law. In the search for the answers it was taken as intentional sample a public school of fundamental teaching, located in the suburbs and pertaining to the educational network of the city of São Paulo. The empirical investigation, which took place in 2003, was based mainly in observations and interviews. It also, included the analysis of the School Plan and other school documents. As a complement, it embraced interviews with the team from the Regional Education Management Unit to which the school is linked, and the examination of documents about the policy of the Secretary o Education of the City of São Paulo (Jan. 2001 - Jan. 2004). In the analysis of the results anchored on the Education Sociology and Culture Sociology, the main theoretical interlocutors were Certeau (1995,2000,2001), Williams (2000) and Gimeno Sacristán (1 9i99 2000). Conclusions: in the context of the educational policies, the school's autonomy to elaborate its pedagogic project is an empty proposal without practical sense; the real autonomy results from the web that is daily wove in its interior, from which the school culture emerges
Palavras-chave: Políticas educacionais
Autonomia da escola
Projeto pedagógico
Cultura
Cultura escolar
Educational policies
School autonomy
Pedagogic project
Culture
School culture
Educacao e Estado
Autonomia escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Falsarella, Ana Maria. Autonomia escolar e elaboração do projeto pedagógico: o trabalho cotidiano da escola face à nova política educacional (Lei 9394/96). 2005. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10326
Data de defesa: 30-Oct-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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