???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZago, Álvaro de Barros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245965U5por
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Circe Maria Fernandes-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:32:36Z-
dc.date.available2012-04-17-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.citationZago, Álvaro de Barros. A representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médio. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10345-
dc.description.resumoA presente pesquisa verificou como o continente africano foi representado, no decorrer da última década, nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, considerando as possíveis mudanças em decorrência da promulgação da Lei Federal 10.639/03 que promoveu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e dos afro-descendentes. O material didático analisado corresponde a dois momentos distintos, o primeiro momento anterior a Lei Federal período de 2000 a 2003, e o segundo momento posterior à promulgação da mesma no período de 2004 a 2010, tendo como critério de seleção os autores que escreveram somente no primeiro momento, assim como os autores que escreveram após a promulgação da Lei Federal 10.639/03 e também os autores que escreveram livros didáticos durante os dois momentos da análise. A concepção de livro didático relaciona-o como suporte privilegiado dos conteúdos propostos pelos currículos com linguagem específica de comunicação de forma discursiva e iconográfica. As análises sobre o continente africano nos livros didáticos se fundamentaram nos aspectos do conteúdo e sua forma discursiva e iconográfica associadas aos objetivos da disciplina para esse nível de ensinopor
dc.description.abstractThis study looked at how Africa has been represented over the last decade in the high school textbooks of Geography, considering possible changes due to the enactment of Federal Law10.639/03 which promoted the mandatory teaching of African history and culture and African descent. The textbooks analyzed corresponds to two distinct periods, the first one before the Federal Law from 2000 to 2003, and the second one after the enactment of it in the period 2004 to 2010, with the selection criteria the authors who wrote only in the first moment, as the authors who wrote after the promulgation of Federal Law10.639/03 and also the authors who have written textbooks for the two moments of the analysis. The design textbook lists it as privileged support of the proposed curriculum with content-specific language communication in a discursive and iconographic. Analyses of the African continent in the textbooks were based on aspects of content and its discursive and iconographic objectives associated with the discipline to this level of educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:32:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alvaro de Barros Zago.pdf: 6862368 bytes, checksum: 972ed024edb7f607ca846cac5a2d580a (MD5) Previous issue date: 2012-03-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22963/Alvaro%20de%20Barros%20Zago.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectContinente Africanopor
dc.subjectTeaching geographyeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectAfricaeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleA representação do Continente Africano nos livros didáticos de geografia do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alvaro de Barros Zago.pdf6,7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.