???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades
Autor: Valles, Giselda Maria 
Primeiro orientador: Gonçalves, Mauro Castilho
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o Ensino de História na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, implantada em 2008, a fim de verificar as continuidades e rupturas deste ensino, bem como os pressupostos teóricos e metodológicos que embasam a proposta. A partir das proposições trazidas pelos campos de pesquisa História das Disciplinas Escolares e Teoria Crítica do Currículo, pretende-se inserir a proposta em seu contexto histórico de origem, destacando os conflitos que envolvem a seleção cultural dos conteúdos escolares e seu significado para o Ensino de História. Como procedimento de pesquisa, optou-se pela análise de conteúdo, tendo como objeto e fonte de análise o material produzido pela Secretaria da Educação na forma dos Cadernos do Professor e do Aluno para a disciplina de História
Abstract: This research´s theme is The Teaching History in the Curriculum Proposal of the State of São Paulo, established in 2008 to verify the teaching´s continuities and ruptures, as well as theoretical and methodological assumptions that underlie the proposal. From the propositions brought by the research fields of School Subjects History and Theory Critique of Curriculum, is intended to insert in their proposal in its original historical context, highlighting the conflicts involving cultural selection of educational contents and its meaning for teaching of History. As a research procedure, we chose content analyze, with the object and analyze the source material produced by the Department of Education in the form of Reports Teacher and Student for the History discipline
Palavras-chave: Políticas educacionais
Currículo
Ensino de história
Material didático
Educational policies
Curriculum
Teaching history
Teaching materials
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Valles, Giselda Maria. O ensino de história na Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10349
Data de defesa: 28-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giselda Maria Valles.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.