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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de física em Moçambique: um estudo do currículo prescrito da 8ª Classe do Ensino Secundário Geral
Autor: Cabrera, Migdalia Rodríguez 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever, caracterizar e analisar o currículo prescrito da 8ª Classe da disciplina de Física no Ensino Secundário em Moçambique e suas relações com o currículo expresso nos documentos dos anos anteriores. Delimita-se a seguinte hipótese: As propostas políticas oficiais que regem o sistema educacional moçambicano atual decorrem de movimento mundial de reformas regidas pelos organismos internacionais. Como procedimento metodológico foi realizado estudo documental em que importa destacar a existência e o acesso às propostas oficiais que normalizam e orientam a disciplina de Física no Ensino Secundário, e os programas curriculares da disciplina de Física da 8ª Classe (2004, 2006 e 2008) em Moçambique que são parte de ações políticas e integrantes do campo temático do Ensino de Ciências. Na análise documental foram incluídas as propostas oficiais que regulam o processo de ensino da Disciplina da Física da 8ª Classe no Ensino Secundário Geral no sistema educacional moçambicano: Programa Quinquenal do Governo (2005-2009); Planos Estratégicos de Educação e Cultura (1999-2003) e (2006- 2010/2011), o Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (2007), e os Programas Curriculares de Física da 8ª Classe (2004, 2006 e 2008) do Ensino Secundário Geral. Na análise de dados procurou-se selecionar e classificar os princípios e normas de ação adotados, com base nas contribuições de Chervel (1990), Goodson (1997) e Gimeno Sacristán (1998 e 2000). A introdução dos novos Programas Curriculares da 8ª Classe do Ensino Secundário Geral não redundou em mudanças de melhoria para o ensino da disciplina de Física na perspectiva de fornecer formação mais ampla e profunda. Ao contrário ocasionam movimentos na área com quatro propostas em cinco anos. As poucas modificações realizadas tornaram o ensino mais pragmático, empobrecido e preparador para o mercado
Abstract: This research aimed to describe, characterize and analyze the prescribed curriculum of 8th Grade of discipline of physics in Secondary School in Mozambique and its relations with the curriculum expressed in the documents of previous years. It s delimited the following hypothesis: the official policy proposals which governing the current Mozambican educational system arise from global reform movement governed by international organisms. As methodological procedure was carried a documental research in which it s important to highlight the existence and access to official proposals which normalize and guide the discipline of physics in secondary school and the curriculum programs of the discipline of physics in the 8th Grade (2004, 2006 and 2008) in Mozambique belonging to the political actions and components of the thematic field of Science Teaching. In the documental analysis were included the official proposals which regulate the teaching process of discipline of physics in the 8th Grade of General Secondary School in the Mozambican educational system: Five-year Program of Government (2005 2009), Strategic Plans of Education and Culture (1999 2003) and (2006 2010/2011), the Curricular Plan of the General Secondary School (2007) and the Curricular Programs of Physics the 8th Grade (2004, 2006 and 2008) of the General Secondary School. In the data analysis, we seek to select and classify the principles and standards of action adopted, based on the contributions of Chervel (1990), Goodson (1997) and Gimeno Sacristán (1998 and 2000). The introduction of new Curricular Programs in the 8th Grade of General Secondary School didn t result positive changes for the teaching of physics at the prospect of delivering broader and deeper education. Otherwise, cause movements in the area four proposals in five years. The few changes have made teaching more pragmatic, impoverished and prepared for market
Palavras-chave: Moçambique
Ensino Médio
Ensino de Física
Currículo prescrito
Mozambique
Secondary school
Teaching of Physics
Prescribed curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Cabrera, Migdalia Rodríguez. O ensino de física em Moçambique: um estudo do currículo prescrito da 8ª Classe do Ensino Secundário Geral. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10357
Data de defesa: 25-Apr-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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