???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10360
Tipo do documento: Tese
Título: A relação entre o saber fazer e o saber sobre o fazer no discurso pedagógico oficial da educação física escolar
Autor: Liba, Flávia Roberta Torezin 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o conhecimento escolar de Educação Física, mais especificamente, a relação teoria e prática veiculada no discurso pedagógico da referida disciplina. O estudo foi realizado segundo uma abordagem mista de investigação, que associa aspectos quantitativos e qualitativos, e de forma empírica. Tem a pretensão de oferecer subsídios para a discussão e melhor compreensão acerca do processo de constituição do conhecimento escolar de Educação Física. A pesquisa utilizou dois documentos como fonte: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Os procedimentos de pesquisa adotados foram a análise documental, utilizando como referência teórico-metodológica, a teoria de Bersntein, especificamente nos aspectos que incidem sobre o processo de recontextualização do discurso pedagógico e o conceito de classificação. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de flagrar o processo de recontextualização por meio da análise das instâncias que o constituem, além de revelar que o estabelecimento da relação entre o saber fazer e o saber sobre o fazer em Educação Física vem sendo mais valorizado no discurso pedagógico oficial
Abstract: This research has the theme the school knowledge of Physics Education, more specifically, the relation theory and practice linked in the pedagogical discourse of the mentioned discipline. The study was conducted according to a mixed research approach that associates quantitative and qualitative aspects, and in an empirical form. It intends to offer subsidies support for the discussion and a better understanding about the process of formation of school knowledge of Physics Education. The research used two documents as the source: the National Curricular Parameters and the Curriculum Proposal of São Paulo State.The search procedures adopted were the documentary analysis, using as theoretical-methodological reference, Bersntein's theory, specifically on those aspects that relate the process of pedagogical discourse of re-contextualization and the concept of classification. The results obtained demonstrate the possibility of finding the process of re-contextualization through analysis of instances that constitute it, besides revealing that the establishment of the relation between the "know-how" and the "know about" in physical education has been more valued in the official pedagogic discourse
Palavras-chave: Currículo
Educação física escolar
Relação teoria/prática
Curriculum
School physical education
Relation theory/practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Liba, Flávia Roberta Torezin. A relação entre o saber fazer e o saber sobre o fazer no discurso pedagógico oficial da educação física escolar. 2012. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10360
Data de defesa: 31-May-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavia Roberta Torezin Liba.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.