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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sinaes: indicadores de qualidade de cursos no ensino superior e reprodução social
Autor: Berchielli, Leandro 
Primeiro orientador: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa visa contextualizar a promulgação da Lei 10.861, de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, levantando as razões que motivaram a criação do referido sistema. Pretende, ainda, analisar a sua estrutura, baseada em um estudo da legislação, e verificar seus resultados qualitativos práticos, sob a ótica da reprodução social bourdieusiana. Justifica-se a importância da presente pesquisa pela ausência de publicações relacionadas a uma análise do SINAES, calcada na análise dos resultados práticos obtidos para a educação e sociedade como um todo. Como procedimento metodológico, foi adotada a análise documental, a partir de documentos elaborados pelo Ministério da Educação, bem como resultados da sistemática de avaliação implantada pelo SINAES, especialmente no ciclo avaliativo de 2006-2009, para os cursos de Administração. Nesse sentido, foram utilizados, como fontes primárias para a pesquisa, as estatísticas oficiais do MEC, resultados de avaliações institucionais, pareceres, decisões dos órgãos de avaliação e relatórios de avaliações in loco. A hipótese central é a de que o sistema de avaliação contribui menos para a melhoria efetiva do ensino e serve mais como instrumento de defesa de interesses das classes dominantes e elitização do ensino privado de qualidade. Nessa linha de convicções, para análise dos resultados, será utilizado, como referencial teórico, a ideia de reprodução social de Bourdieu e Passeron, especialmente com aplicação dos conceitos de Capital Cultural, Capital Econômico e Capital Simbólico
Abstract: This research project aims to identify and place the birth of law 10,861, 14/04/2004, which established the national system of evaluation of higher education (SINAES), identifying the contradictions that motivated the creation of that system. Wants to examine its structure, based on a study of legislation and checking their qualitative practical results, from the perspective of Bourdieu social reproduction. It´s importance is justified by the absence of publications related to an analysis of SINAES, firmly based on the analysis of their design and practical results obtained for higher education. As methodological procedure, was adopted the documentary analysis from documents drawn up by the Ministry of Education (MEC), as well as results of systematic evaluation deployed by SINAES, especially in the cycle between 2006-2009, related to business course. In this sense, were used as primary sources for research, the official statistics of the MEC, institutional assessments results, opinions, public organs decisions, evaluation reports and on-site assessments. The central hypothesis is the demonstration that SINAES system little contributes to improving effective quality of teaching, serving only as an instrument of defence of the interests of the dominant classes. For analysis results, will be used the social reproduction concept of Bourdieu and Passeron, especially with application of concepts of Cultural Capital, Economic Capital and Symbolic Capital
Palavras-chave: Educação superior
Avaliação do ensino superior
SINAES
Políticas educativas
Reprodução social
Higher education
Evaluation of higher education
Educational policies
Social reproduction
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Berchielli, Leandro. Sinaes: indicadores de qualidade de cursos no ensino superior e reprodução social. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10363
Data de defesa: 27-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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