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Tipo do documento: Dissertação
Título: O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008
Autor: Martins, Marcel Alves 
Primeiro orientador: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Resumo: O ensino de História no Brasil foi marcantemente influenciado por um paradigma eurocêntrico de História ao longo do século XIX até meados do século XX, nos moldes da História da Civilização francesa. Tal modelo, juntamente com seu repertório canônico e sua visão Ocidental do processo histórico, consolidou-se nos currículos escolares e nos materiais didáticos. As tentativas de rupturas com este paradigma, realizadas no processo de reformulação curricular dos anos 1980 e 1990, não foram suficientes para que esse modelo deixasse de estar presente no currículo paulista. As discussões em torno dos conteúdos de História na Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008 desconsideram a produção sobre o ensino de História dos últimos trinta anos e apontam para um retrocesso no tocante à seleção e organização dos conteúdos, resgatando o modelo eurocêntrico no currículo escolar. Ao apresentar críticas a alguns dos elementos que compõem o eurocentrismo e analisar o percurso histórico (1942-2008) dos saberes escolarizados pelos currículos de História, a presente pesquisa tem por objeto identificar o movimento dos conteúdos de ensino nos currículos, suas permanências ou descontinuidades, verificando até que ponto a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de 2008 representa um retrocesso na seleção de conteúdos de História
Abstract: The teaching of History in Brazil was markedly influenced by a Eurocentric paradigm of history throughout the nineteenth century until the mid-twentieth century, along the lines of the History of French Civilization. This model, together with its canonical repertoire and its Western view of the historical process was consolidated in school curricula and teaching materials. Attempts to break with this paradigm, held in the process of curriculum reform in the 1980s and 1990s were not sufficient for this model were no longer present in the curriculum of São Paulo. The discussions around the contents of the 2008 History Curriculum Proposal for the State of São Paulo disregard the production on the teaching of History of the last thirty years and point to a setback regarding the selection and content organization, rescuing the Eurocentric model curriculum school. In presenting critics on some elements that make up the Eurocentrism and analyzing the historical background (1942-2008) of knowledge in school History curricula, this research is to identify the moving object of learning content in the curriculum, its continuities or discontinuities, checking the extent to which the 2008 Proposed Structure for the State of São Paulo represents a setback in the content selection of History
Palavras-chave: Ensino de história
Eurocentrismo
Currículo
Conteúdos curriculares
Teaching history
Eurocentrism
Curriculum
Curriculum content
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Martins, Marcel Alves. O eurocentrismo nos programas curriculares de história do estado de São Paulo: 1942-2008. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10368
Data de defesa: 28-Aug-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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