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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educadores universitários do Programa Escola da Família: uma reflexão sobre relatos de experiências e indicadores de evasão (2003-2011)
Autor: Silva, Edimicio Flaudisio 
Primeiro orientador: Gonçalves, Mauro Castilho
Resumo: O Programa Bolsa Universidade (PBU), parte integrante do Programa Escola da Família (PEF) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apresentou, nos últimos oito anos (2003-2011), altos índices de evasão. O presente trabalho teve como objetivo examinar as dificuldades desses bolsistas no contexto em que foi concebido e no período que o antecedeu. Foram utilizados como fontes os indicadores do sistema gerencial do PEF, as avaliações externas da Fundação SEADE e UNESP, legislação, os estudos das politicas públicas de Programa de Bolsas para o Ensino Superior no Brasil e os relatos orais de bolsistas evadidos e os que atuavam aos finais de semana nesse Programa. Foram selecionadas três regiões do estado de São Paulo, a saber: a capital (Diretoria de Ensino Leste 3), a grande São Paulo (Diretoria de Ensino- Região Carapicuíba) e o interior (Diretoria de Ensino Região de Fernandópolis). Objetivou-se contemplar, minimamente, uma amostra geográfica que favorecesse um exame qualitativo do fenômeno em pauta. Na análise da documentação e dos dados coletados nas entrevistas, utilizamos as indicações metodológicas de Bacellar (2005) e Toutier-Bonazzi (2000), a partir de roteiros previamente elaborados. A categoria experiência de Thompsom (1981) fundamentou a condução da pesquisa, especialmente no que tange ao entendimento do itinerário dos sujeitos como participantes dos referidos Programas. Assim, com os resultados das experiências relatadas e todos os documentos analisados, verificou-se que os fatores internos, externos às instituições, as características individuais e as condições dos bolsistas, são barreiras que podem dificultar a continuidade no PBU. Buscando discutir e apresentar as diversas contradições na documentação que regula o seu funcionamento, verificamos que os índices de evasão do PBU superam os do Brasil e do Estado de São Paulo. A pesquisa procurou examinar a articulação entre as atividades desenvolvidas nas escolas pelos bolsistas e seus estudos acadêmicos nas IES. Com os relatos de experiências, descobrimos diferentes tipos de silêncio ou inadequação desse Programa
Abstract: The Scholarship Program University (PBU) part of the Family School Program (AEP) from the Department of Education of the State of São Paulo presented the past eight years (2003- 2011), high dropout rates. The present study aimed to examine the difficulties of these fellows in the context in which it was conceived and in the run. Used as indicators of the sources of the PEF management system, external evaluations of SEADE and UNESP, legislation, studies of public policies for Scholarship Program for higher education in Brazil and the oral reports of dropouts and fellows who worked weekends in the Program. The regions chosen for interviews in the State of São Paulo were the regional representation: the capital (Board of Education - East 3), the greater São Paulo (Board of Education-Region Carapicuíba) and inside (Board of Education Region Fernandópolis). For the analysis procedures we perform and document the data collected during the interviews, we used the methodological indications of Bacellar (2005) and Toutier Bonazzi (2000), from a previously elaborated. The category experience Thompson (1981), substantiated the conduct of research, especially in regard to understanding the itinerary of subjects as participants of these programs. Thus, the results of the experiments reported and all documents examined, it was found that internal factors, external institutions, individual characteristics and conditions of the scholarship, are barriers that can hinder continuity in PBU. Seeking discuss and present the various contradictions in the documentation governing its operation, we found that dropout rates of PBU outweigh those of Brazil and the State of São Paulo. The research sought to examine the linkages between activities in schools by scholars and their academic studies in HEIs. With reports of experiences, we discover different types of silence or inadequacy of this Program
Palavras-chave: Programa Bolsa Universidade
Programa Escola da Família
Ensino superior
Bolsistas
University Scholarship Program
Program Family School
Higher education
Fellows
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Silva, Edimicio Flaudisio. Educadores universitários do Programa Escola da Família: uma reflexão sobre relatos de experiências e indicadores de evasão (2003-2011). 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10386
Data de defesa: 5-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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