???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10409
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de história na escola normal de São Paulo (1880-1890)
Autor: Martins, Ritchie Soares Barbosa 
Primeiro orientador: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Resumo: O objetivo dessa pesquisa consiste em estudar o ensino de História na Escola Normal de São Paulo 1880 a 1890, verificando se este ensino, voltado para formação de professores para escolas de primeiras letras, teve suas bases vinculadas ao que foi proposto nos programas das escolas elementares ou do ensino secundário. A análise proposta se inicia no momento em que a escola passou pela sua terceira fundação 1880 até 1890, ano em que aconteceu uma reforma para adequação da escola ao modelo republicano. A pesquisa tem como fundamentos as contribuições da chamada História das Disciplinas Escolares e usa o referencial teórico de autores como André Chervel, Ivor Goodson, visando uma pesquisa que não se restrinja apenas as questões didático-pedagógicas, mas também, ao significado desses saberes na formação dos professores de uma escola que naquele momento estava se consolidando na história educacional de São Paulo, buscando compreender o ensino de História a partir de seus objetivos, conteúdos, métodos propostos e produção didática, em uma perspectiva histórica
Abstract: The objective of this research is to study the teaching of history at the Normal School of Sao Paulo from 1880 to 1890 to see if that school, facing teacher training for schools first letters had their bases connected to what was proposed in the programs of elementary schools or secondary school. The proposed analysis begins at the time the school went through its third founding in 1880 until 1890, the year it happened a reform school for suitability to the republican model. The research is founded on the contributions of the "History of School Subjects" and uses the theoretical framework of authors such as André Chervel, Ivor Goodson, seeking a search that is not restricted to teaching and pedagogical issues, but also, the significance of this knowledge the training of teachers in a school that was now being consolidated in the educational history of São Paulo, trying to understand the teaching of history from its objectives, content, teaching methods proposed and production, in a historical perspective
Palavras-chave: História escolar
Formação de professores
Escola normal de São Paulo
Século XIX
History school
Teacher training
Normal school of São Paulo
Nineteenth century
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Martins, Ritchie Soares Barbosa. O ensino de história na escola normal de São Paulo (1880-1890). 2013. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10409
Data de defesa: 31-Jul-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ritchie Soares Barbosa Martins.pdf12,96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.