???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10412
Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo e Exame Nacional do Ensino Médio: rupturas e permanências na conformação dos saberes históricos escolares
Currículo e Exame Nacional do Ensino Médio: rupturas e permanências na conformação dos saberes históricos escolares
Título(s) alternativo(s): Curriculum and National Evaluation of the Secondary Level: changes and endurances in the configuration of historical knowledge
Curriculum and National Evaluation of the Secondary Level: changes and endurances in the configuration of historical knowledge
Autor: Bergamin, Fabíola Matte 
Primeiro orientador: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Resumo: Este trabalho visou realizar um cotejamento entre as Competências e Habilidades para a disciplina escolar História presentes em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as Competências e Habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Pretendeu-se observar as mudanças e permanências no período de 1998 a 2011 no que diz respeito à concepção da disciplina História presente nas provas, além de analisar as reformulações do ENEM a fim de averiguar se ele pode ser considerado um instrumento que reflete a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais no território nacional. Por fim, questiona-se se as reformulações do ENEM estão voltadas para as exigências do MEC, juntamente com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Documentos oficiais, em especial os PCNEM e os PCN+, e as provas do ENEM foram as principais fontes investigadas. Para fundamentar a análise documental, foram utilizados como referenciais teóricos os conceitos de currículo desenvolvidos por Goodson (2012), Gimeno Sacristán (1998) e Apple (1982), além dos conceitos de disciplina escolar e humanidades, elaborados por Chervel (1999)
Abstract: This work intended to accomplish a comparison between the competencies and skills for History as school subject existent in the National Evaluation of the Secondary Level ENEM and the competencies and skills proposed by the National Curricula Standards (PCNEM and PCN+). The aim was to observe the changes and the endurances during 1998 to 2011, regarding the conception of History present in the exams, as well as analyze the National Evaluation of the Secondary Level ENEM´s reformulations in order to verify if it can considered an instrument that reflects the implementation of the National Curricula Standards (PCNEM and PCN+). Finally, there´s the inquiring if ENEM´s reformulations are related to the Ministry of Education and the federal universities´ demands. Official documents, particularly the PCNEM and PCN+, and the questions from ENEM were the main sources investigated. Concepts of curriculum developed by Goodson (2012), Gimeno Sacristán (1998) e Apple (1982), and concepts of school subject and humanities elaborated by Chervel (1999) were used to base the documental analysis
Palavras-chave: Ensino de História
Currículo
História das disciplinas escolares
Exame Nacional do Ensino Médio
History teaching
Curriculum
History of the school subjects
National Evaluation of the Secondary Level
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Bergamin, Fabíola Matte. Curriculum and National Evaluation of the Secondary Level: changes and endurances in the configuration of historical knowledge. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10412
Data de defesa: 26-Aug-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiola Matte Bergamin.pdf10,33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.