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dc.creatorAlmeida, Renata Provetti Weffort-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765798D6por
dc.contributor.advisor1Sass, Odair-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:32:52Z-
dc.date.available2014-03-18-
dc.date.issued2014-01-20-
dc.identifier.citationAlmeida, Renata Provetti Weffort. Formação da criança: um estudo sobre a avaliação na educação infantil. 2014. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10429-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a avaliação e o modo como a educação pré-escolar é concebida e colocada em prática. Para responder a este questionamento, foram elencados os seguintes objetivos específicos: 1) analisar as políticas educacionais referentes à avaliação escolar na Educação Infantil; 2) discutir os efeitos da Psicologia na avaliação escolar; 3) descrever e analisar como as crianças são avaliadas na pré-escola, quanto aos meios e critérios adotados, no que se refere aos comportamentos sociais, leitura e escrita e arte. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Educação Infantil, uma pública da rede municipal de São Paulo e uma privada do mesmo município, no ano de 2011. Em cada uma das escolas, foram selecionadas duas salas de aula, perfazendo um total de quatro salas. Nas duas escolas foram 1) analisados os instrumentos que envolvem o processo de avaliação, tais como atividades diagnósticas dos alunos e relatórios/fichas de avaliação do aproveitamento escolar; e, 2) os documentos oficiais para a Educação Infantil, publicados pelo Ministério da Educação e pela Prefeitura de São Paulo. A perspectiva teórica tem como referência os estudos dos pensadores da teoria crítica da sociedade, sobretudo os que tratam da formação, experiência e racionalidade tecnológica. Tais conceitos contribuem para a compreensão dos processos pelos quais ocorre a formação do indivíduo neste caso a formação das crianças , e as possibilidades de experiência oferecidas pela escola. Em linhas gerais, a conclusão da presente pesquisa é a de que, tendencialmente, a relação entre avaliação e Educação Infantil expressa uma perspectiva padronizada e pré-determinada do desenvolvimento das crianças, em detrimento da possibilidade de experiências formativas que visem à reflexão e à formaçãopor
dc.description.abstractThis research aims to analyze the relationship between assessment and how early childhood education is designed and put into practice. In order to answer this question the following objectives were listed: 1) to analyze the educational policies on school evaluation in the early childhood education. 2) to discuss the effects of Psychology on school evaluation; 3) to describe how children are assessed in preschool in relation to the means and criteria adopted regarding social behaviors, reading, writing and art; The survey was conducted in the city of São Paulo, in 2011, in two different schools of early childhood education a public and a private one with groups from the preschool level. In each school two classrooms were selected, for a total of four groups. In both schools 1) the instruments that involved the evaluation process, such as diagnostic activities and reports/records of school performance assessment and 2) the official documents for children education published by the Ministry of Education and the São Paulo City Hall were analyzed. The theoretical perspective is based on the Critical Theory of Society, giving special attention to the studies, which deal with formation, experience and technological rationality. These concepts contribute to the understanding of the processes by which individual formation in this case children development and the possibilities of experience offered by the school occur. Generally speaking, the conclusion of this research is that the relationship between assessment and early childhood education tends to express a standardized and pre-determined perspective of children development to the detriment of the possibility of formative experiences aimed at reflection and trainingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T16:32:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Provetti Weffort Almeida.pdf: 7037981 bytes, checksum: 19342d9b8d6b904c312102daf5681cfb (MD5) Previous issue date: 2014-01-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23175/Renata%20Provetti%20Weffort%20Almeida.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAvaliação escolarpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectTeoria crítica da sociedadepor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectSchool evaluationeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectCritical theory of societyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleFormação da criança: um estudo sobre a avaliação na educação infantilpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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