Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10431
Tipo: | Dissertação |
Título: | Intelectual sim, professorinha não!: o saber histórico escolar do Ensino Fundamental I na cidade de São Paulo (2007-2013) |
Título(s) alternativo(s): | Intellectual yes, schoolteacher no!: the school historical knowledge of Elementary Teaching I in São Paulo (2007-2013) |
Autor(es): | Silva, Elvis Roberto Lima da |
Primeiro Orientador: | Ciampi, Helenice |
Resumo: | O escopo central desta dissertação é desenhar a arquitetura das práticas e saberes escolares, relacionadas ao ensino de História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, de duas escolas municipais da Prefeitura do Município de São Paulo. A problemática da investigação fundamenta-se no questionamento de como ocorrem, na escola, as discussões sobre a organização do saber histórico escolar no currículo e de como se concretizam as práticas pedagógicas do ensino de História nas séries iniciais. Esse percurso é realizado pelo diálogo com a cultura escolar das escolas pesquisadas, tendo como baliza cronológica o período de 2007 a 2013. Esse recorte temporal compreende a implementação das Orientações Curriculares Natureza e Sociedade , da rede municipal de ensino, até sua extinção. A literatura acadêmica tem enfatizado que o saber histórico é introduzido nos anos iniciais de forma simplificada, em detrimento dos conhecimentos relacionados à leitura, escrita e o raciocínio lógico-matemático. A hipótese cotejada neste estudo é a de que as prescrições curriculares da PMSP, a reflexão dos saberes e práticas escolares, as atividades pedagógicas e os materiais didáticos do ensino de História devem ser analisados, coletivamente, nos momentos de formações continuada dos docentes. Os procedimentos metodológicos de pesquisa incluíram análise de documentos e relatórios referentes à implantação da proposta curricular, questionários e observações de aulas de quatro docentes, que atuam nas séries iniciais, de duas escolas distintas da PMSP. A pesquisa foi consolidada com os aportes teóricos de André Chervel, Dominique Julia, Ivor F. Goodson e José Gimeno Sacristán |
Abstract: | The main scope of this thesis is to design the architecture of school knowledge and practices related to the teaching of History, the early years of elementary school, two public schools in the Municipality of São Paulo. The issue of research is based on the questioning of how they occur in school discussions about the organization of knowledge in the school s History curriculum and how the pedagogical practices of History teaching in the early grades are built up. This path is conducted through dialogue with the school culture of schools surveyed taking into consideration the chronological period from 2007 to 2013. This time frame includes the implementation of the "Curriculum Guidelines - Nature and Society " of the municipal schools to its extinction. The academic literature has emphasized that historical knowledge is introduced in the early years in a simplified form as oposed to the knowledge related to reading, writing and logical mathematical reasoning. The hypothesis collated in this study is that the curricular requirements of PMSP, the reflection of knowledge and school practices, pedagogical activities and instructional materials in the teaching of History should be analyzed collectively in times of continuing training of teachers. The methodological research procedures included analysis of documents and reports related to the implementation of the proposed curriculum, questionnaires and classroom observations of four teachers who work in the early grades of two distinct schools of PMSP. The research was consolidated with the theoretical contributions from André Chervel, Dominique Julia, Ivor F. Goodson and José Gimeno Sacristán |
Palavras-chave: | Ensino de história Currículo Ensino Fundamental I Práticas pedagógicas Cultura escolar History teaching Curriculum Elementary school Teaching practices School culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Silva, Elvis Roberto Lima da. Intellectual yes, schoolteacher no!: the school historical knowledge of Elementary Teaching I in São Paulo (2007-2013). 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10431 |
Data do documento: | 28-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elvis Roberto Lima da Silva.pdf | 9,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.