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Tipo do documento: Dissertação
Título: As contradições do Projovem enquanto instrumento de combate à pobreza integrado a ordem societária do capital
Autor: D Alexandre, Raquel Gomes 
Primeiro orientador: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Resumo: Este trabalho objetivou apreender as determinações políticas na ocasião da elaboração do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Participação Cidadã Projovem Urbano no período de funcionamento no Município de Osasco na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) entre os anos de 2008 a 2010. Pretendeu-se mediante levantamento das condições de vida da parcela jovem atendida pelo Programa, verificar em que a conclusão no ensino básico atrelado a qualificação profissional constituiu-se como agente viabilizador de acesso ao mercado formal de trabalho. Por meio da análise do discurso explanado nos documentos oficiais do Governo, procurou-se elucidar os interesses intrínsecos a lógica do neoliberalismo na condução de políticas educacionais sob o logo de educação para todos. Adotou-se como fonte as respectivas documentações: Projeto Pedagógico Integrado (PPI) do Projovem; os Relatórios de Gestão do Governo dos anos de 2008 a 2010; Avaliação do Plano nacional de Educação (BRASIL, 2009); Relatórios do Banco Mundial; publicações institucionais do governo Fernando Henrique Cardoso (1995); as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os questionários respondidos por alunos que concluíram sua formação no Programa. Para tanto, a análise foi conduzida à luz dos referenciais teóricos proporcionados por Chasin (2001) com as categorias capitalismo atrófico e politicismo e hegemonia na concepção de Gramsci (1991; 2000). Os resultados da pesquisa demonstraram que o Programa ao promover uma formação no ensino fundamental e na qualificação profissional em apenas um ano e meio, não apenas conduz uma formação generalista descomprometida com a formação integral do jovem, mas, também, proporciona uma qualificação profissional que os conduzem a ocupação de precárias vagas no mercado de trabalho
Abstract: This work intended to understand the political determinations at the time that the Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação Profissional e Participação Cidadã Projovem Urbano was elaborated and implemented in the city of Osasco (located in the Greater São Paulo) between the years 2008 and 2010. Through the research of life conditions of part of the youth attended by the program, we sought to verify in what way the conclusion of basic education related with professional qualification constituted an enabler to the entrance in the formal labor market. By the analysis of the speech presented in the government official documents, the aim was to elucidate the intrinsic interests to neoliberalism´s logic in the conduction of educational policies under the slogan education for all . The main sources investigated were the pedagogical project of Projovem, the government reports from 2008 to 2010, the evaluation of Brazil´s national education plan (BRASIL, 2009); the World Bank reports, institutional publications in the government of Fernando Henrique Cardoso (1995) and the surveys answered by the students graduated by the program. The analysis was based in the categories of atrophic capitalism and politicism from Chasin (2001), and hegemony in the conception of Gramsci (1991; 2000). The results demonstrated that the program, once promotes a Primary and Lower Secondary Education and a professional qualification in merely a year and a half, not only leads to a generalist education uncommitted with youth´s entire education, but also provides a professional qualification that ends up in the occupation of precarious jobs in the labor market
Palavras-chave: Projovem Urbano
Política pública
Educação
Ensino profissionalizante
Neoliberalismo
Public policy
Education
Professional education
Neoliberalism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: D Alexandre, Raquel Gomes. As contradições do Projovem enquanto instrumento de combate à pobreza integrado a ordem societária do capital. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10451
Data de defesa: 30-Jul-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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