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Tipo do documento: Dissertação
Título: Instituto Católico de Estudos Superiores: a formação da intelectualidade brasileira católica (1910 1932)
Autor: Fagundes, Paula Martins Xavier
Primeiro orientador: Gonçalves, Mauro Castilho
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa histórica e teve como objetivo principal verificar a importância e a atuação das lideranças católicas envolvidas na fundação do Instituto Católico de Estudos Superiores (ICES). Fundado em 1932, na cidade do Rio de Janeiro, o ICES foi um primeiro passo tomado para a fundação da futura Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, fundada em 1941 e reconhecida como pontifícia em 1946. O recorte cronológico tomado pela pesquisa foi o período de 1910 a 1932, por se tratar do período de maior ação católica no âmbito social, político, cultural e religioso. Ademais, a formação de uma rede de intelectuais católicos permitiu que discussões a respeito da fundação de uma universidade católica tomassem espaço no seio das elites econômicas e sociais, permitindo a fundação do ICES. O estudo se apoiou na análise de artigos de jornais publicados à época, bem como na análise da Revista A Ordem, publicada pela Centro D. Vital, órgão vinculado à alta hierarquia católica. Os jornais Do Brasil e A Noite foram fundamentais para se verificar a movimentação da elite católica a fim de se fundar o ICES. Com base nos resultados é possível afirmar que houve a formação de uma rede de intelectuais ligados à Igreja Católica, no período de 1910 a 1932, articulando projetos a fim de entrar no âmbito do ensino superior brasileiro, dando um primeiro passo para atingir tal projeto fundando o Instituto Católico de Estudos Superiores em 1932
Abstract: The present work is a historical research and aimed to investigate the importance and the role of Catholic leaders involved in the establishment of the Catholic Institute of Higher Studies (CIHS). Founded in 1932 in the city of Rio de Janeiro, the CIHS was the first step taken for the foundation of the future Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, founded in 1941 and recognized in 1946 as papal. The chronological cut taken by the research was the period of 1910 to 1932, because it was the period of a more intense action of the Catholic church in social, political, cultural and religious context. Moreover, the formation of a network of Catholic intellectuals allowed discussions regarding the establishment of a Catholic university to take place within the economic and social elites, allowing the foundation of the CIHS. The study was based on analysis of newspaper articles published at the time, as well as in the analysis of Revista A Ordem, published by D. Vital Center, an agency of the high Catholic hierarchy. Newspapers do Brasil and A Noite were fundamental to check the movement of the Catholic elite in order to establish the CIHS. Based on the results we can say that there was the conformation of an intellectuals network linked to the Catholic Church, in the period from 1910 to 1932, linking projects to get into the sphere of the Brazilian higher education, giving a first step towards such project when founded the Catholic Institute of Higher Studies in 1932
Palavras-chave: Instituto Católico de Estudos Superiores
Universidade católica
Intelectualidade brasileira católica
Catholic Institute of Higher Studies
Catholic University
Brazilian catholic Intelligentsia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Fagundes, Paula Martins Xavier. Instituto Católico de Estudos Superiores: a formação da intelectualidade brasileira católica (1910 1932). 2014. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10458
Data de defesa: 27-Oct-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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