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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10472
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas educativas em creche pública do Município de São Paulo no período de transição para a Secretaria municipal de Educação (1999-2003)
Título(s) alternativo(s): Educational practices in Public Day Nursery of the City of São Paulo in the transition period to the City Education General Office (1999-2003)
Autor: Freitas, Anita Viudes Carrasco de
Primeiro orientador: Giovanni, Luciana Maria
Resumo: Este estudo apresenta pesquisa empírica realizada com o objetivo de descrever e analisar as práticas educativas cotidianas em uma instituição de Educação Infantil do Município de São Paulo, no período de transição (1999-2003) para a Secretaria Municipal de Educação, decorrente da inclusão das creches no sistema de ensino básico. Esse processo de transição ocorreu em meio a uma série de desafios, envolvendo tanto o baixo nível de escolaridade e a ausência de formação específica para o exercício da função por parte das profissionais que trabalham diretamente com as crianças, quanto as questões relacionadas à especificidade do trabalho da creche e à sua adequação a uma estrutura marcadamente escolar, voltada muito mais para o Ensino Fundamental do que para a Educação Infantil. Esse cenário é o ponto de partida para compreender como esse micro espaço institucional vem se organizando frente às novas demandas produzidas pelos diferentes contextos com os quais se relaciona. Neste sentido, a pesquisa procura flagrar as práticas educativas de um Centro de Educação Infantil da rede direta do Município de São Paulo, reconhecendo-as como traços de sua cultura. Da mesma forma, procura identificar se e como tais práticas têm sido mobilizadas quando confrontadas com os conhecimentos possibilitados pelo Curso de Formação ADI/Magistério, com as experiências diferenciadas trazidas pelas professoras recém concursadas e com as novas orientações institucionais. Entre as referências teóricas incluem-se Apple e Pérez Gómez para a análise da instituição e das suas relações com os diferentes contextos, além do referencial proposto por Gimeno Sacristán para a identificar e compreender as práticas cotidianas. A metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, analítico-descritiva das práticas e concepções das profissionais (professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil) revelou-se adequada, na medida em que permitiu identificar as permanências, as regularidades e os movimentos de ruptura presentes no cotidiano do Centro de Educação Infantil, alvo do estudo. A coleta de dados foi realizada no período de 2004-2005, com auxílio de instrumentos específicos, construídos e testados para: entrevista com as profissionais que trabalham diretamente com as crianças, observação das práticas cotidianas e análise documental. Os resultados evidenciaram um cotidiano permeado por tensões, conflitos e contradições. As práticas educativas não são homogêneas, nem lineares e convivem orientadas por concepções diferentes que se explicitam quando confrontadas com as diferentes experiências. A elevação do nível de escolaridade e a formação específica das profissionais trouxeram novas experiências e ampliaram os conhecimentos detectados, neste momento, mais nas falas das profissionais do que nas práticas cotidianas observadas.
Abstract: This study presents empiric research accomplished with the objective of describing and analyzing the daily educational practices in an institution of Early Education of the city of São Paulo, in the transition period (1999-2003) to the City Education General Office, due to the inclusion of the day nurseries in the elementary education system. That transition process occurred amid a series of challenges, involving the low educational level and the absence of specific formation for the exercise of the function, of the professionals who work directly with the children, and also involving the subjects related to the specificity of the day nursery work and to its adaptation to a remarkably school structure, more similar to the Elementary School than to the Early Education. That scenery was the starting point in order to understand how that micro institutional space has been organized facing the new demands produced by the different contexts which are connected with it. In this way, the research aims to apprehend the educational practices of a Center of Early Education of the direct system of the city of São Paulo, recognizing them as features of their culture. In the same way, the research tries to identify whether and how such practices have been mobilized when confronted with the knowledge from the Child Development Assistants Formation/ Teaching Course, with the differentiated experiences brought by the teachers who have recently passed examinations to become a public servant and with the new institutional orientations. Among the theoretical references, Apple and Pérez Gómez are included for the analysis of the institution and its relationship with the different contexts, besides the theoretical reference proposed by Gimeno Sacristán in order to identify and understand the daily practices. The research methodology of qualitative, analytical-descriptive of the practices and the professionals conceptions type (teachers and assistants of child development) revealed itself appropriate, because it allowed to identify the permanence, the regularities and the rupture movements present in the daily routine of the Center of Early Education, objective of the study. The data collection was accomplished in the period of 2004-2005, with aid of specific instruments, built and tested for: interviews with the professionals that work directly with the children, observation of the daily practices and documental analysis. The results evidenced a daily routine permeated by tensions, conflicts and contradictions. The educational practices are neither homogeneous nor lineal and they cohabit oriented by different conceptions that are explicit when confronted with the different experiences. The increase of the education level and the professionals specific formation have brought new experiences and enlarged the detected knowledge, at this time, much more in the professionals speeches than in the observed daily practices.
Palavras-chave: Educação Infantil
Práticas educativas
Professores - Formação profissional
arly Education
Educational Practices in Centers of Early Education
Teachers Education.
Educação de crianças
Creches - São Paulo (cidade)
Ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Freitas, Anita Viudes Carrasco de. Práticas educativas em creche pública do Município de São Paulo no período de transição para a Secretaria municipal de Educação (1999-2003). 2006. 247 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10472
Data de defesa: 30-Jan-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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