REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNaito, Maria José Mafra-
dc.contributor.advisor1Giovanni, Luciana Maria-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:01Z-
dc.date.available2007-09-12-
dc.date.issued2006-02-22-
dc.identifier.citationNaito, Maria José Mafra. Courses of continuous formation for teachers who act in youth and adult education. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10485-
dc.description.resumoA proposta deste estudo é a de investigar a visão que coordenadoras, docentes formadoras e professoras participantes expressam sobre dois cursos de Formação Continuada para professores de Educação de Jovens e Adultos, realizados em um município da Grande São Paulo, no período de 2000 a 2004, pós-municipalização do ensino. A coleta de dados foi realizada no período de 2004 a 2005, por meio de procedimentos metodológicos que incluíram: a) realização de entrevistas (com auxílio de roteiro construído e testado com essa finalidade) com 01 profissional da Secretaria Municipal de Educação responsável pela coordenação dos Cursos, 02 professoras formadoras em exercício nos Cursos e 12 das 60 professoras de EJA que participaram dos cursos; e b) realização de análise documental envolvendo a legislação atual norteadora da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e documentação especifica produzida para e pelas formadoras e professoras participantes dos cursos alvos deste estudo. Os dados obtidos foram organizados em quadros-síntese e analisados à luz do referencial teórico oferecido por autores que estudam a escola na sua relação com a estrutura social e a cultura (Pérez Gómez); que estudam as relações entre formação inicial e continuada de professores e ambiente escolar (Nóvoa, Huberman, Zeichner, Marin, Mizukami, Candau, Giovanni) e que estudam as questões relativas à EJA (Arroyo, Soares e Ribeiro). Os resultados revelam que há aspectos básicos dos Cursos, recorrentemente mencionados nas entrevistas e documentos que, quando contrapostos à realidade das classes de EJA e às necessidades de seus alunos e professoras, ora são considerados positivos, ora são considerados negativos pelas profissionais entrevistadas. Ou seja, as dinâmicas e atividades realizadas, a troca de experiências entre as professoras participantes, os momentos de reflexão, as leituras realizadas, a teoria e a prática oferecidas, os conteúdos trabalhados, os materiais e equipamentos utilizados, a organização e uso do tempo e dos espaços ocupados pelos Cursos, os trabalhos em grupo, a atuação das formadoras não são elementos considerados absolutos na avaliação dos Cursos. Exatamente por isso, a análise desse conjunto de opiniões das diferentes profissionais envolvidas nos Cursos permite compor um quadro de informações essenciais para se repensar novas ações dessa naturezapor
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the vision that coordinators, formative teachers and participant teachers express on two courses of Continuous Formation for teachers of Youth and Adult Education (EJA), accomplished in a city of Greater São Paulo area, from 2000 to 2004, in the teaching post-municipalization period. The data collection was accomplished from 2004 to 2005, through methodological procedures which included: a) accomplishment of interviews (aided by a built and tested script) with 01 professional from the Municipal Secretary of Education, responsible for the coordination of the Courses, 02 active formative teachers in the Courses and 12 from 60 teachers of Youth and Adult Education that participated in the courses; and b) accomplishment of documental analysis involving the current legislation of the Youth and Adult Education in Brazil and specific documentation produced for and by the formative and participant teachers of the target courses of this study. The obtained data were organized in synthesis tables and analyzed according to the theoretical reference offered by authors that study the school in its relationship with the social structure and the culture (Pérez Gómez); authors that study the relationships between teachers initial and continuous formation and school environment (Nóvoa, Huberman, Zeichner, Marin, Mizukami, Candau, Giovanni) and authors that study the subjects related to Youth and Adult Education (Arroyo, Soares and Ribeiro). The results reveal that there are basic aspects of the Courses, currently mentioned in the interviews and documents that, when opposed to the reality of the Youth and Adult Education classes and their students and teachers needs, sometimes are considered positive, sometimes negative by the interviewed professionals. In other words, the accomplished dynamics and activities, the change of experiences among the participant teachers, the moments of reflection, the accomplished readings, the offered theory and practice, the dealt contents, the materials and equipments used, the organization and use of the time and the spaces used in the Courses, the group works, the performance of the formative teachers - they are not considered absolute elements in the evaluation of the Courses. Because of that, the analysis of that group of the different professionals opinions involved in the Courses allows us to compose a table of essential information to rethink new actions of that natureeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23254/Dissertacao%20Maria%20Jose%20Mafra%20Naito.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectTeachers continuous formationeng
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectProfessores -- Formacao profissionalpor
dc.subjectEducacao continuadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleCursos de formação continuada para professores que atuam em educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeCourses of continuous formation for teachers who act in youth and adult educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Maria Jose Mafra Naito.pdf714,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.