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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10504
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Literatura no Colégio Pedro II (1837 - 1890)
Autor: Cameski, Andrezza Silva 
Primeiro orientador: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Resumo: A pesquisa objetiva compreender o percurso do ensino de Literatura no Colégio Pedro II, a partir de sua constituição como disciplina escolar até a reforma Benjamin Constant, no primeiro ano da República, 1890. O Colégio Pedro II se tornou referência para esta pesquisa por se tratar da instituição primeira onde a Literatura passou a ser estudada metodicamente, iniciando junto à cadeira de Rhetorica e Poetica, além de ser considerada instituição modelar e referencial no decorrer do século XIX. Trata-se de pensar o modo com a cadeira foi planejada, instaurada e organizada, bem como seu objeto de estudo, quais materiais eram utilizados e o que se pretendia com esse ensino, dentro do que se entendia por constituição de processo civilizatório humanístico, considerando o contexto. A observação da instituição estará presente nos aspectos que dizem respeito aos dados do objeto de pesquisa, de modo a compreender a dinâmica de sua aplicação e finalidades. A hipótese é a de que a Literatura, ao ser constituída no Colégio Pedro II, no século XIX, tornou-se representativa de um modelo escolar que pretendia desenvolver uma identidade nacional dentro dos projetos civilizatórios integrados a concepções do mundo europeu cristão. Ao montar um programa de estudos em Literatura, notou-se que tais estudos apresentaram uma preocupação ambígua no fortalecimento de uma identidade nacional ao selecionarem autores e obras majoritariamente estrangeiros. As fontes selecionadas para a pesquisa são documentos escolares e os referentes à organização do Colégio Pedro II quanto ao corpo docente e das aulas. Privilegiamos os programas, atas de congregação do Colégio Pedro II, periódicos e materiais didáticos utilizados no ensino do conteúdo literário. Para a análise da documentação temos como pressuposto as concepções de disciplina escolar de André Chervel (1990,1992,1999) e Ivor Goodson (1997), que tem como perspectiva a importância de estudos históricos para a compreensão da constituição de um conhecimento escolar do qual participam vários sujeitos políticos, intelectuais situados em diferentes esferas do poder e, em especial os professores
Abstract: The research purpose is to understand the course of teaching of Literature at Colégio Pedro II, since its start as a school subject to Benjamin Constant amendment, during the first year of Republic, in 1890. Colégio Pedro II became a reference to this research for being the first institution where Literature started being studied in a methodic way, starting along the Rhetorica e Poetica seat, besides being considered a pattern institution and reference during century XIX. It is about thinking the way the seat was planned, established and organized, as well as its studying topic, which material were used and what was the objective of teaching, concerning the understanding of constitution of humane civilizing process, taking the context into consideration. The observing of the institution will be present in the aspects that refer to the research topic data, aiming to understand its application and purposes dynamics. The theory is that Literature, when started at Colégio Pedro II, in the century XIX, became representative of a scholar model which intended to develop a national identity in its civilizing projects integrated to concepts of the Christian European world. As a studies program in Literature was created, it was noticed that such studies showed a dubious concern in strengthening a national identity when selecting mainly foreign authors and literary compositions. The sources selected to research are school documents and those related to the organization of Colégio Pedro II concerning the teaching staff and the classes. We favored the programs, Colégio Pedro II congregation records, periodicals and teaching material used to teach the literary content. For document analysis we have as a pretext the school subject conceptions of André Chervel s (1990, 1992, 1999) and Ivor Goodson s (1997), which have as a perspective the importance of historical studies for understanding the formation of a school knowledge, in which several people politicians, intellectuals settled in different command fields and especially the teachers
Palavras-chave: Literatura
Ensino secundário
Colégio Pedro II
Identidade, Nacionalismo
História das disciplinas escolares
Literature
Secondary education
Identity
Nationalism
School subject history
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Cameski, Andrezza Silva. O ensino de Literatura no Colégio Pedro II (1837 - 1890). 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10504
Data de defesa: 24-Sep-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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