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Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação da escola com a sociedade: manifestações de professores sobre ações de educação social
Título(s) alternativo(s): The relationship of school with the society: teachers manifestations about social educations action
Autor: Góes, Washington Lopes 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: A presente pesquisa problematiza a relação entre escolas e seu entorno social, buscando entender possíveis relações com instituições de Educação Social ou Educação Socioeducativa. Analisa, sobretudo, se e de que forma a escola tem se relacionado com outras instituições. Foram escolhidas para esta análise quatro dimensões, a saber: a formação docente; a proximidade entre a escola e outras instituições; o uso dos conhecimentos adquiridos no contato com as demais instituições educativas e o contato da escola com as demais instituições educativas. O principal conceito utilizado foi o de relocalização da escola apresentado por Rui Canário. Outros autores foram mobilizados para compreensão do percurso da escola e suas alterações atuais, como Willard Waller; David Hamilton; Mariano Fernandez Enguita; Antônio Cândido e, para conceituação da Pedagogia Social, Rui Batista; Isabel Carvalho; Geraldo Caliman; Josué de Oliveira Carvalho e Evelcy Monteiro Machado. As hipóteses levantadas: a) essas questões estão ausentes da formação dos professores; b) os professores não se preocupam em buscar informações sobre o entorno, não reconhecendo o trabalho educativo que outras instituições realizam; e c) como decorrência disso não utilizam conhecimentos dessa natureza em seu trabalho, mantendo o distanciamento em relação ao seu entorno. A pesquisa empírica foi realizada por meio de coleta de informações em quatro escolas públicas de ensino fundamental do município de São Paulo, obtidas por meio de documentos, de questionário para caracterizar os professores e questionário com escala, que permitiram obter tendências de opiniões de 20 (vinte) docentes. Os resultados demonstram isolamento da escola, e que os professores percebem a participação dos alunos em outras instituições a partir das manifestações deles. Desta forma, a escola não parece criar condições para se relocalizar, apesar de estar previsto em documentação
Abstract: The current research problematises the relationship between school and its social environment, searching to understand the possible relations with social education institutions or socio-educative education. It analyzes, mainly, if and how school has been related to other institutions. It has been chosen for this analysis four dimensions, as: teaching training; proximity between school and other institutions; Acquired knowledges use during the contact with the other educative institutions; and the school contact with the other educative institutions. The main used concept was the one about school relocation, presented by Rui Cenário. Other writers were mobilized in order to understand the school course and its current changes, such as Willard Waller, David Hamilton, Mariano Fernandez Enguita, Antônio Cândido, and, for conceptualization of Social Pedagogy, writers such as Rui Batista, Isabel Carvalho, Geraldo Caliman, Josué de Oliveira Carvalho, Evelcy Monteiro Machado. Raised hypotheses: a) theses questions are absent from the teacher training; b) teachers do not worry about searching information about the environment, not recognizing the educative work that other institutions make; and c) because of that, they do not use knowledges from this nature in their work, keeping the relationship with the environment away. Empirical research was made by collecting pieces of information at four public elementary schools from the city of São Paulo, got through documents, through questionnaire to characterize teachers and through a scale questionnaire, which enables to get opinions trends of 20 (twenty) teachers. The results showed the isolation of school; teachers realize students participation in other institutions from their manifestations. Although the school suffers external interventions, they do not carry directly in school activities. This way, school does not seem to create conditions to relocate itself, although provided in documentation
Palavras-chave: Escolas
Educação Social
Instituições educativas
School
Social Education
Educative institutions
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Góes, Washington Lopes. A relação da escola com a sociedade: manifestações de professores sobre ações de educação social. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10517
Data de defesa: 24-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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