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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concursos, ingresso e profissão docente: um estudo de caso dos professores de história: (São Paulo, 2003-2005)
Autor: Ferreira, Marcos Paulo
Primeiro orientador: Vicentini, Paula Perin
Resumo: O concurso público é a forma mais democrática e igualitária para a inserção no serviço público, por basear-se no princípio da igualdade de oportunidades constitui-se em importante medida legal para evitar apadrinhamentos e favorecimentos. Tendo como foco o concurso público realizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) no ano de 2003 para efetivação de 49 mil professores, nesta pesquisa procura-se apontar quem é o professor da rede estadual paulista ingressante por meio desse concurso e algumas das conseqüências dos desdobramentos desse concurso para a rede de ensino, para a comunidade escolar e para o próprio professor. Para tanto, tomou-se o caso dos 7.090 professores de História convocados para as três sessões de escolha de cargos realizadas pelo Departamento de Recursos Humanos (DRHU), para os quais se aplicou um questionário abordando questões referentes a: idade, formação, instituição de formação, cidade de origem, tempo de trabalho no magistério e impressões sobre as provas. Além das informações dos 2.225 questionários respondidos, reuniu-se outras informações publicadas pelo DRHU, no site da SEE e no Diário Oficial com o objetivo de saber quem é esse profissional e desvelar aspectos ainda pouco conhecidos a seu respeito. Tomou-se como referência para a análise estudos sobre o professor, a profissionalização e a carreira docente e aqueles relacionados à concurso público. Os dados foram organizados em um banco de dados que gerou tabelas que apontaram a existência de um corpo docente composto em sua grande maioria por mulheres, bastante heterogêneo no que diz respeito à idade, tempo de formação e de atuação e a maior parte formado em instituições particulares de ensino, demonstrando que não existe uniformidade no perfil do professor de História, no tocante a estes aspectos. O estudo mostra, ainda, que a estabilidade pretendida com a aprovação no concurso não é algo que acontece rapidamente, devido à disparidade existente no número de vagas por diretoria de ensino, provocando um grande número de deslocamento de professores de uma região para outra do estado, com grande incidência de mobilidade de professores do interior para a capital e grande São Paulo. Esse fato dá origem às escolas de passagem , que são escolhidas pelos professores por não haver outra opção, mas assim que abre o concurso de remoção, tentam delas se removerem. E, por fim, mostra a existência de escolas indesejadas, as quais devido a sua localização, em regiões periféricas e consideradas de risco, são preteridas continuadamente pelos professores concursados
Abstract: The official examination is the most democratic and equalitarian mean to reach a public post, and because it is based on the principle of equal opportunities, it constitutes an important legal method of avoiding biased selection of candidates. Focusing on the official examination performed by the Office of Education of São Paulo State (SEE/SP) in 2003 to fill in 49,000 teaching vacancies, the objective of this research is to point out who is the public school teacher of São Paulo State selected by this exam and some of its inherent consequences to the educational network, to the school community and to the teacher himself. For this purpose, data were gathered from the 7,900 history teachers convened by the Human Resources Department (DRHU) to the three post choice sessions using a questionnaire containing questions related to: age, educational formation, graduation institution, hometown, teaching time and impressions on the exam. Besides the information collected from the 2.225 questionnaires, it was obtained additional information published by DRHU on the SEE website and on the Official Journal aiming to know who these professionals are and to elucidate unnoticed aspects about them. We took into consideration studies about the teacher, the professionalization and the educational career, and those about the official examination to provide substract for the analysis. Data were organized in a databank and structured in tables which allowed us to point out a teaching faculty composed in its majority by women and by teachers who graduated in private institutions, and heterogeneous in relation to age, school formation and performance, demonstrating no uniformity in these aspects of the history teacher profile. Furthermore, the desirable stability brought by the approval in the exam is not something rapidly reached because of the vacancy number disparity existing in each educational office, what causes a great incidence of teachers mobility from one region to the other inside the state and from the countryside to São Paulo capital. This fact originates the so-called passage schools , chosen by the teachers because they have no other option. However, when the removing official examination is opened, these teachers try to change schools. Finally, the results show the existence of undesirable schools, which are continuously refused by the approved teachers because of their location at peripherical regions considered dangerous
Palavras-chave: Concurso público
Professores
Rede estadual paulista
Official examination
Teachers
São Paulo State educational network
Professores de historia -- Sao Paulo (estado)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Ferreira, Marcos Paulo. Concursos, ingresso e profissão docente: um estudo de caso dos professores de história: (São Paulo, 2003-2005). 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10551
Data de defesa: 30-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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