???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10554
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação permanente de professores e práticas de leitura: um estudo a partir do Jornal Bolando Aula de História (1998-2005)
Autor: Cavalheiro, Maria Luisa Cenamo
Primeiro orientador: Vicentini, Paula Perin
Resumo: Esta dissertação propõe-se a analisar as práticas de leitura dos professores de história a partir do exame dos quarenta e oito números publicados no jornal Bolando Aula de História, desde 1998 até fevereiro de 2005. Esse jornal é produzido pelo GRUHBAS (Grupo de Estudos, Pesquisa e Projetos em História da Baixada Santista) com o intuito de constituir uma proposta de formação continuada que se configurasse como uma alternativa às iniciativas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A partir de tal análise, identificou-se que tipos de conhecimento e de saber-fazer têm sido privilegiados na proposta de formação permanente veiculada pelo periódico, procurando apreender as representações do professor de história e de sua prática em sala de aula. Para tanto, investigou-se a maneira pela qual esta proposta se evidenciou no conteúdo das matérias publicadas pelo jornal e como ela se inscreveu em sua materialidade mediante o exame dos dispositivos que organizam a leitura e procuram imprimir um determinado sentido ao que é divulgado pela publicação. A análise permitiu estabelecer três fases da publicação marcadas pelo processo de profissionalização da produção do periódico que ocorreu paralelamente ao processo de institucionalização do grupo que o edita. Este processo evidenciou a passagem da tentativa de invenção de uma tradição à preservação de determinadas práticas de formação permanente por meio das práticas de leitura inscritas na materialidade do jornal. Fundamentam esta pesquisa os referenciais teóricos da história cultural, especificamente da história das práticas de leitura, construídos por Roger Chartier, os estudos sobre a profissionalização do magistério de António Nóvoa, o conceito de formação permanente de professores, que norteia os trabalhos de Gimeno Sacristán e de Andy Hargreaves
Palavras-chave: Formação permanente de professores
Formação de professores
Práticas de leitura
Jornal Bolando Aula de História
Professores de história
GRUHBAS
Bolando Aula de Historia (Jornal)
Educacao continuada
Professores de historia - Formação profissional
Professores - Livros e leitura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Cavalheiro, Maria Luisa Cenamo. Formação permanente de professores e práticas de leitura: um estudo a partir do Jornal Bolando Aula de História (1998-2005). 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10554
Data de defesa: 29-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaLuisaCenamoCavalheiro.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.