REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorToledo, Maria Rita de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768476A2por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marta Maria Chagas de-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:16Z-
dc.date.available2007-01-10-
dc.date.issued2001-03-30-
dc.identifier.citationToledo, Maria Rita de Almeida. Coleção atualidades pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial(1931-1981). 2001. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10558-
dc.description.resumoA investigação proposta nesse trabalho debruça-se sobre a Coleção Atualidades Pedagógicas~no período entre 1931 e 1981~ partindo da proposta da História Cultural de considerar o impresso como objeto cultural, isso significa operar com os conteúdos da Coleção emrelação à materialidadede seus processos de produção, circulação, imposiçãoe apropriaçãopelos agentes envolvidos. Essa Coleção foi dirigida por Femando de Azevedo (1931-1946) e por J.B. Damasco Penna (1947-1979). Publicou 133 volumes e diversos autores e um grande número de reimpressões.Ao longo de suas história, a Coleção sofreu mudanças radicais do pondo de vista das fórmulas editoriais que deram vida ao seu programa de edições: sob a direção de Azevedo, transformou-seem front da luta por um projeto político-cultural;sob a direção de Penna, a Coleção é acomodada a um projeto editorial eficaz, voltado para a formaçãodo professorado secundário. O estudo objetiva traçar o perfil da Coleção a partir do recenseamento dos títulos e autores, temas e dos tradutores selecionados pelos editores de modo a compreender os critérios propostos para sua constituição; analisar a Coleção sob o ponto de vista de sua realização material (capa, recursos tipográficos etc.), do ponto de vista de seu aparelho crítico; e da ponto de vista de sua capacidade produtiva; reconstruir as representações dos editores em relação ao projeto editorial da Coleção, com o intuito de cotejá-Ias com a sua própria realização,analisandoas fórmulas editoriasque deramvida a Coleçãopor
dc.description.abstractThis work is an investigationabout the Coleção Atualidades Pedagógicas from 1931 up to 1981, based on the proposition of the Cultural History to consider the printed subject as a cultural matter. That means to work with the matters contained in the Coleção (collection), related to the way it has been produced, its emission, the way it is receiveidand how it has been used. The Coleção has been directed by Femando de Azevedo from 1931 to 1946 and by J. B. Damasco Penna from 1947 to 1979. It consists on 133 volumes of several authors and has been reprinted several times. Along these years the Coleção has been guided by two different editorial formulas: under Azevedo's guidance it has been transformed into the front in the struggle for a political-culturalproject; under Penna's guidance it has been adapted to an effective editorial project, concerningformation of the secondaryteachers. The work intends to draw a profile of the Coleção, based on the survey of the titles and of the authors, on the themes and on the translators selected by the publishers, to understand the criteria proposed for its composition; analysing the Coleção on its material realization (cover, printing resources, etc.) on its critical aspect and on its productive capacity; re-building the editors' planning related ~othe editorial project, to compare it with its own realization, analysing the editorial formulasthat gavelife to the Coleçãoeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23371/Maria%20Rita%20de%20Almeid%20Toledo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectColecoespor
dc.subjectProducaopor
dc.subjectCirculacaopor
dc.subjectProjeto politico-culturalpor
dc.subjectProjeto editorialpor
dc.subjectColecao Atualidades Pedagogicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleColeção atualidades pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial(1931-1981)por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Rita de Almeid Toledo.pdf
  Restricted Access
14,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.