REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
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dc.creatorPaiva, Carlos Roberto-
dc.creator.IDCPF:2866por
dc.contributor.advisor1Giovanni, Luciana Maria-
dc.contributor.advisor1IDCPF:60332352820por
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:17Z-
dc.date.available2007-03-08-
dc.date.issued2006-09-26-
dc.identifier.citationPaiva, Carlos Roberto. O ensino de filosofia no ensino medio: que filosofia?. 2006. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10563-
dc.description.resumoA reforma educacional brasileira dos anos 1990, que teve o Estado como protagonista, o ideário das Agências Internacionais como influência e, como pano de fundo, a redemocratização do país e a configuração de uma nova ordem mundial, modificou a concepção, as finalidades e a organização da educação nacional, e determinou que os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação fossem organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre [...] domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania (art. 36, § 1.º, inciso III LDB/96). Nesse contexto, as pesquisas aqui relatadas investigam que ensino de Filosofia está sendo proposto para o Ensino Médio : a) pelos documentos oficiais, a partir das novas diretrizes curriculares dos anos 1990; b) pelo debate acadêmico atual e c) pelos professores da escola pública do Estado de São Paulo. Os procedimentos de pesquisa incluíram: a) questionários aplicados com professores da disciplina de Filosofia da rede pública estadual de Ensino Médio da Diretoria de Ensino da Região de Santos (municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá e Santos); b) análise de documentos (dissertações, teses e artigos sobre o ensino de Filosofia, legislação e subsídios oficiais produzidos para orientação das escolas e dos professores, além de documentos produzidos pelos professores: plano de ensino, atividades e exercícios, depoimentos sobre a importância do ensino de filosofia no ensino médio). São objetivos da pesquisa: a) caracterizar o perfil de formação dos professores de filosofia de escolas públicas estaduais de ensino médio; b) identificar e descrever as propostas de ensino de Filosofia desses professores; c) propor um ensino de Filosofia, para a escola pública de Ensino Médio, a partir das idéias de contra-hegemonia (Antonio Gramsci) e de professores como intelectuais transformadores (Henry Giroux). Os conceitos de cultura e hegemonia ideológica de Antonio Gramsci; de currículo oficial, currículo real, currículo negociado e projetos compartilhados de Gimeno Sacristán; de aprendizagem relevante e ensino educativo de Pérez Gómez, constituem, também, apoios teóricos norteadores da pesquisa.por
dc.description.abstractThe Brazilian education reform in the 1990s, which had the State as protagonist, the group of ideas of the International Agencies as influence and, as background, the re-democratization of the country and the configuration of a new world order, modified the conception, purposes and organization of the national education, and determined the contents, methodologies and evaluation forms to be organized in such a way that at the end of High School the student would demonstrate [...] domain of the knowledge of Philosophy and Sociology necessary to the exercise of the citizenship (art. 36, § 1, clause III - LDB/96). In that context, the researches reported here investigate which teaching of Philosophy is being proposed for High School : a) by the official documents, from the new curricular guidelines in the 1990s; b) by the current academic debate and c) by the teachers of the public school of the State of São Paulo. The research procedures included: a) questionnaires applied to Philosophy teachers of the public state high schools of the Teaching Board of Santos, in 2005-2006 (cities of Bertioga, Cubatão, Guarujá and Santos); b) analysis of documents (dissertations, thesis and articles on Philosophy teaching, its legislation and official subsidies produced for orientation of the schools and teachers, besides documents produced by the teachers: teaching plan, activities and exercises, depositions on the importance of the Philosophy teaching in high school). This research aims: a) to characterize the profile of the philosophy teachers formation from public state high schools; b) to identify and describe those Philosophy teachers' teaching proposals; c) to propose a Philosophy teaching to the public high school, taking into consideration the "counter-hegemony" ideas (Antonio Gramsci) and the "teachers as transformative intellectuals" (Henry Giroux). Antonio Gramsci s concepts about culture and ideological hegemony; Gimeno Sacristán s concepts about official curriculum, real curriculum, negotiated curriculum and shared projects; Pérez Gómez s concepts about relevant learning and educational teaching, also constitute the research theoretical supports.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23422/EHPS%20-%20Carlos%20Roberto%20Paiva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedadepor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectAprendizagem relevantepor
dc.subjectContra-Hegemoniapor
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectProfessores como intelectuais transformadorespor
dc.subjectRelevant learningeng
dc.subjectCounter-hegemonyeng
dc.subjectPhilosophy teaching, High School, Teachers as transformative intellectualseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino de filosofia no ensino medio: que filosofia?por
dc.typeDissertaçãopor
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