???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10580
Tipo do documento: Dissertação
Título: Possibilidades Formativas do esporte nas aulas de educação física
Título(s) alternativo(s): Possibilities of sport in classes of Physical Education
Autor: Neves, Fernanda M. B. das
Primeiro orientador: Crochik, José Leon
Resumo: A presente pesquisa tem como tema as possibilidades formativas do esporte nas aulas de Educação Física. O objeto de estudo baseia-se nas seguintes questões e seus possíveis desdobramentos: O esporte pode contribuir à formação? Quais são as atitudes, os sentimentos e os valores possivelmente suscitados por meio do esporte, tendo em vista sua técnica, esforços corporais e regras? Os objetivos são: identificar e analisar os possíveis sentimentos, atitudes e valores suscitados por meio do esporte, em relação aos aspectos já mencionados, interpretando-os quanto a suas possíveis influências sobre a formação dos alunos. A hipótese proposta é de que o esporte, como expressão de uma sociedade contraditória, pode atuar de modo ambíguo na formação dos alunos conforme, possivelmente, determinados modos de organização e participação dos alunos na prática esportiva. Os sujeitos da pesquisa constituem-se de alunas do Ensino Médio que se dedicam regularmente ao esporte nas aulas de Educação Física, treinos e campeonatos escolares, tendo sido realizada entrevista semi-estruturada. O referencial teórico baseiase em obras de autores da Teoria Crítica, principalmente nas idéias de T. W. Adorno, como também em estudos da área da Educação Física que tenham como tema o esporte no âmbito escolar. Os resultados da presente pesquisa indicam as seguintes tendências: valorização da técnica como um meio a alcançar determinados resultados, sendo estes, porém, sobrevalorizados, ressaltando-se, neste sentido, o aspecto pragmático da técnica; compreensão das regras como um meio a organizar as ações dos jogadores no momento do jogo, sendo passíveis de mudanças, tendo em vista maior possibilidade de que todos participem; manifestação de atitudes relacionadas ao reconhecimento da necessidade de respeitar os próprios limites como também a possibilidade de superá-los; manifestação de atitudes e sentimentos relacionados à indiferença e à consideração ao outro
Abstract: This research deals with the formative possibilities of sport in classes of Physical Education. The object of study is based on the following questions and their possible implications: Can sport contribute to the formation? , What are the attitudes, the feelings and the values possibly roused by sport with all its techniques, physical efforts and rules? The goals of this study are to identify and to analyze the possible feelings, attitudes and values roused by sport and to interpret their possible influences in the student formation. The proposed hypothesis is that sport, as an expression of a contradictory society, functions ambiguously in the formation, according to particular conditions of organization and participation of the students in the sportive practice. The subjects of the research are students of Ensino Médio regularly engaged in sport practice in classes of Physical Education, trainings and school competitions. They were submitted to a semistructured interview. The theoretic reference is the Critical Theory, mainly T. W. Adorno s ideas, as well as studies in the area of Physical Education which have as subject sport in the school context. The results of this research indicate the following tendencies: valorization of technique as a mean to reach defined goals, which are, however, overvalorized, underlining, in this sense, the pragmatic sense of technique; comprehension of rules as a way to organize the actions of the players in the moment of the game, changes being possible in order to allow all the students participate; manifestation of attitudes related to the recognition of the need to respect the own limits as well as the possibility to overcome them; manifestation of attitudes and feelings related to concern and unconcern to the other
Palavras-chave: formação
esporte
teoria crítica
formation
sport
Critical Theory
Educacao fisica
Esporte -- Utilizacao como instrumento para a formacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Neves, Fernanda M. B. das. Possibilities of sport in classes of Physical Education. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10580
Data de defesa: 16-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EHPS - Fernanda Medeiros B das Neves.pdf859,35 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.