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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada e prática de sala de aula: um estudo sobre os efeitos da capacitação de professores no Projeto das Classes de Aceleração no Estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Continuous formation of teachers and practice from the classroom: a survey on the effects of the formation of teachers in the Accelerated Classes Project in the State of São Paulo
Autor: Falsarella, Ana Maria
Primeiro orientador: Sampaio, Maria das Mercês Ferreira
Resumo: O tema deste estudo é a formação continuada de professores no Projeto das Classes de Aceleração do Estado de São Paulo. O problema: qual a repercussão da formação continuada na prática docente cotidiana, passado algum tempo e cessadas as condições especiais de implantação do Projeto? O estudo tem por objetivo avançar na discussão de como o professor se apropria de uma inovação que lhe é proposta e a incorpora a suas práticas cotidianas na construção de sua trajetória profissional. A investigação, de caráter qualitativo, foi desenvolvida em duas escolas estaduais de ensino fundamental, por meio de observações e entrevistas, utilizando uma amostra intencional constituída por professoras que participaram da capacitação no Projeto das Classes de Aceleração nos anos de 1996 e 1997, quando de sua implantação. A pesquisa envolveu ainda a análise de fatores intra e extra-escolares que exercem influência sobre o trabalho do professor. Na análise dos resultados, ancorada na Sociologia da Educação, os principais interlocutores teóricos foram: Hargreaves (1998), Jackson (1996) e Sarmento (1994). Conclui, em primeiro lugar, pela dificuldade em analisar de forma isolada cada uma das variáveis que interferem na atuação do professor. E ainda: as tradições presentes na cultura escolar exercem grande peso sobre o trabalho do professor; uma inovação nunca substitui o antigo completamente, mas é incorporada ao já dominado; há um conflito de perspectivas entre os propositores de mudanças e os professores que devem implementá-Ia. Assim, findo o processo de capacitação e cessadas as condições especiais de trabalho oferecidas, das alterações propostas, algumas se incorporam à prática do professor, outras se modificam e outras se perdem
Abstract: The subject of this paper is the continuous formation of teachers in the Accelerated Classes project in the State of São Paulo. The problem: what is the impact of the continuous formation in the day-to-day teaching practice, after some time and ceased the especial conditions from the project implementation? The objective is to move forward in the discussion on how the teacher absorbs a proposed innovation and incorporates it to day-to-day practices in the construction of his/her professional career. The investigation, which has a qualitative approach, was developed in two public schools for basic education frem the São Paulo State Governmen1. It was made through observations and interviews, by using an intentional sample comprised of teachers that participated in the formation provided by the Accelerated Classes Project in the years of 1996 and 1997, when the project was implemented. The research also involved the analysis of intra and extra-school factors that have influence over the teacher's work. The main theoretical interlocutors in the analysis of results, which was based on the Sociology of Education, were Hargreaves (1998), Jackson (1996) and Sarmento (1994). The research concludes, in the first place, how difficult it is to analyze in an isolated way each one of the variables that intervene in the behavior of the teacher. It also concludes that the traditions present in the educational culture have appreciable influence over the teacher's work; that an innovation never replaces the former practice in a complete way, rather it is incorporated to it; and that there is a conflict of perspective between the ones proposing the changes and the teachers that will implemented them. This way, after the end of formation and ceased the special work conditions that are offered, some of the changes proposed are incorporated to the teacher's work, some are modified, an some are 10s1
Palavras-chave: Formação continuada
Classes de aceleração
Inovação educacional
Cultura escolar
Reforma educativa
Continuous formation
Accelerated classes
Educational innovation
Educational culture
Educational reform
Professores - Formação profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Falsarella, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: um estudo sobre os efeitos da capacitação de professores no Projeto das Classes de Aceleração no Estado de São Paulo. 2001. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10586
Data de defesa: 30-Mar-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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