REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Tese
Título: As práticas de intervenção de João José Coutinho na educação pública de Santa Catarina 1850/1859
Autor(es): Schmidt, Leonete Luzia
Primeiro Orientador: Toledo, Maria Rita de Almeida
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é conhecer e apresentar aspectos da cultura escolar catarinense da década de 50 do século XIX, um tema ainda pouco estudado pelos pesquisadores em história da educação até o momento. Para isso, realizou-se análise de documentos of iciais, como relatórios do presidente da Província, do diretor geral de Inst rução Pública, do di retor do Liceu Provincial, entre outros documentos importantes que aparecem entremeando os relatórios, como cartas, ofícios, circulares, autobiograf ias, livro e outros fundamentais para o entendimento da dinâmica que se implantava na área da educação escolar em Santa Catarina naquele momento. Além dessas fontes, também as notícias de jornais sobre João José Coutinho e sobre a instrução pública foram constantemente utilizadas para se contrapor aos documentos of iciais. A cultura escolar catarinense desse período apresenta traços do liberalismo moderado, característico das primei ras décadas após a proclamação da independência. Ao mesmo tempo que a instrução é proclamada como necessária, também é sinônimo de perigo. Sendo assim, o ideário era criar escolas diferenciadas dependendo do grupo social a que se destinaria. A organização do tempo e do espaço, a definição do que ensinar e que materiais utilizar, a regulamentação criada, as formas de cont role estabelecidas, cada vez mais definidas, contribuíam para disciplinar, higienizar, patriotizar. As normas e práticas giravam em torno da formação de valores como obediência à religião católica e amor às instituições do Estado
Abstract: Some aspects of the educational cul ture in the State of Santa Catarina, Brazil, in the 1850's are researched. The theme has been lit tle studied by researchers in the history of education. Off icial documentation was analyzed, such as reports of the president of the province, João José Coutinho, of the director of public inst ruction and of the Liceu Provincial, among others impor tant documents that appear with the reports, such as letters, draf ts, autobiographies, books and others that help understand the school dynamics that was in process at that moment. Besides these sources, also the periodical news about Coutinho and the public instruction was used to oppose to off icial documents. The catarinense education of that period has characteristic traces of the moderate liberalism of the first decades after Independence of Brazil. At the same time that it is proclaimed as necessary, the inst ruction also is synonymous of danger. Therefore, schools that differentiated rich and poor people were created. The organization of time and space, the def inition of what to teach and what material to use, the created regulation, the established forms of control, ever more defined, contributed to the discipline, the hygiene and the feeling of pat riotism. The norms and practices revolved around the formation of values such as obedience to the catholic religion and love to the establishment of the State
Palavras-chave: Cultura escolar
Educação catarinense
História da educação catarinense
School culture
Education
History of educat ion in Santa Catarina/Brazil
Coutinho, João José - 1809-
Educação - História - Santa Catarina, SC
Educação e Estado - História - Santa Catarina, SC
Santa Catarina, SC - Política e governo - 1850-1859
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Schmidt, Leonete Luzia. As práticas de intervenção de João José Coutinho na educação pública de Santa Catarina 1850/1859. 2006. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10587
Data do documento: 28-Nov-2006
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