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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10595
Tipo do documento: Dissertação
Título: A pedagogia da alternância na visão dos alunos de assentamentos: um estudo da pedagogia da alternância implantada em uma escola agrícola do estado de São Paulo
Autor: Nicácio, Rosemary Trabold
Primeiro orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: A Pedagogia da Alternância foi criada na França em 1935 e implantada em três Escolas Técnicas Agrícolas do CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) no Estado de São Paulo, em 1998,como uma proposta inovadora para o meio rural. Autorizada a funcionar em caráter experimental tem, somente em 2002, sua implantação definitiva. Dessa forma, justifica-se a relevância do trabalho que, ao levantar as principais características da pedagogia em sua proposta original, visa caracterizá-la em uma das três escolas, especificamente na de Rancharia para que, com a análise de seus dados, possa oferecer subsídios ao seu aperfeiçoamento. A presente pesquisa, de natureza empírica,tem como objetivo analisar a Pedagogia da Alternância, implantada nas escolas Técnicas Agrícolas do Estado de São Paulo na perspectiva dos alunos, jovens de assentamentos rurais da Região do Pontal do Paranapanema. Os movimentos de Reforma Agrária, iniciados na década de 1980, com a participação do MST, introduziram um novo sujeito no campo, jovens nascidos e criados nas cidades,filhos de trabalhadores rurais ou de trabalhadores urbanos. Esses jovens buscam qualificação profissional nas escolas em alternância, mas seus objetivos caminham em sentido oposto aos objetivos da escola, que visa à fixação dos jovens no campo, uma vez que a escola desconhece o seu real aluno. Esses alunos,jovens de assentamentos rurais e, oriundos do meio urbano, não conseguem vislumbrar com a possibilidade de fixação no campo porque suas perspectivas os impulsiona para fora do meio rural. Para submeter essas hipóteses à investigação, utilizou-se a observação, pesquisa documental, questionário e entrevista semi-estruturada. Após a verificação dos dados obtidos, as hipóteses puderam ser confirmadas e, com os indicadores apresentados,é possível o desdobramento desta em novas pesquisas
Abstract: The Pedagogy of Alternance was created in France in 1935 and introduced in three Tecnical Agricultural Schools of CEETEPS in state of São Paulo in 1998, as a new proposal for the rural life. Allowed to work in experimental caracter, only in 2002 it has its definit introduction. This way, it justifies the relevance of this work that, showing that principal caracteristics of this pedagogy in its original proposal, aims for specify it in one of the three schools, meanly in Rancharia, in order to the analysis of its facts, mar offer aid to its improvement. The present research has the objective to analyse the pedagogy of alternance introduced in Technical Agricultural Schools in state of Sao Paulo, in the perspective of the students: teenagers from rural area of Pontal do Paranapanema. The "Reforma Agraria" movements, started in 1980, with the MST taking part, introduced a new man in the country, teenagers were born and grown up in town, rural workers' sons or urban workers' sons. These teenagers look for profissional qualification at schools of alternance and their objectives go to the opposite way to the objectives of school that faces the concentration on the country because the school doesn't know its real student. As the students come from the rural and the urban life they don't face with the possibility of staying in the country because their perspectives put them out of the rural life. To submit the hypothesis to the investigation,it used the observation, documental research,questionaries and interviews. After the check, the hypothesis could be confirmed and with the points showed, it is possible to increase this work in new researches
Palavras-chave: Pedagogia da alternância
Assentamentos rurais
Pedagogy of alternance
Rural area
Educacao rural
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Nicácio, Rosemary Trabold. A pedagogia da alternância na visão dos alunos de assentamentos: um estudo da pedagogia da alternância implantada em uma escola agrícola do estado de São Paulo. 2002. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10595
Data de defesa: 30-Dec-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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