REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorFaria, Vera Regina Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742431D7por
dc.contributor.advisor1Giovanni, Luciana Maria-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:23Z-
dc.date.available2014-02-04-
dc.date.issued2006-11-30-
dc.identifier.citationFaria, Vera Regina Aparecida. The religious education in the perspective of students, teachers and school coordinators from state public middle schools of the city of São Paulo: an exploratory study. 2006. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10598-
dc.description.resumoO relatório aqui apresentado refere-se à pesquisa realizada com o objetivo de investigar a implantação da disciplina de Ensino Religioso na grade curricular de duas escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental ciclo II da cidade de São Paulo, na perspectiva de professoras, professoras coordenadoras e alunos envolvidos. A pesquisa busca obter novos discernimentos, colher informações para a formulação de um problema mais preciso de pesquisa e desenvolver hipóteses que levem a pesquisas posteriores. Apesar de a disciplina de Ensino Religioso ter garantias legais de funcionamento em escolas públicas há algum tempo, esta é a primeira vez no Estado de São Paulo que o encargo de ministrar as aulas é dado a um professor licenciado em História, Ciências Sociais ou Filosofia, que faz parte do quadro docente da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. A pesquisa tem por natureza ser um estudo exploratório, com dados predominantemente descritivos, coletados pelo contato direto com alunos, professoras e professoras coordenadoras. Foram selecionadas duas escolas de bairros, regiões, Diretorias e contextos sócio-econômico-culturais diferentes, com a finalidade de observar as similaridades e diferenças com relação às manifestações emitidas pelos sujeitos das duas escolas, frente a uma proposta única da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Esta investigação pretende contribuir de forma a ampliar dados em uma trajetória tão conturbada, como é o Ensino Religioso nas escolas públicas. Os dados coletados em 2005, com auxílio de instrumentos previamente construídos e testados, foram mapeados, organizados e são apresentados em Quadros-Síntese e Tabelas. Os resultados obtidos revelam que a proposta de Ensino Religioso é pouco conhecida por parte dos diferentes agentes escolares e acaba negligenciada em seus conteúdos e práticas. A dificuldade de implantação desse projeto relaciona-se principalmente à diversidade de situações e às proporções de uma rede pública escolar como a do estado de São Paulopor
dc.description.resumoO relatório aqui apresentado refere-se à pesquisa realizada com o objetivo de investigar a implantação da disciplina de Ensino Religioso na grade curricular de duas escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental ciclo II da cidade de São Paulo, na perspectiva de professoras, professoras coordenadoras e alunos envolvidos. A pesquisa busca obter novos discernimentos, colher informações para a formulação de um problema mais preciso de pesquisa e desenvolver hipóteses que levem a pesquisas posteriores. Apesar de a disciplina de Ensino Religioso ter garantias legais de funcionamento em escolas públicas há algum tempo, esta é a primeira vez no Estado de São Paulo que o encargo de ministrar as aulas é dado a um professor licenciado em História, Ciências Sociais ou Filosofia, que faz parte do quadro docente da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. A pesquisa tem por natureza ser um estudo exploratório, com dados predominantemente descritivos, coletados pelo contato direto com alunos, professoras e professoras coordenadoras. Foram selecionadas duas escolas de bairros, regiões, Diretorias e contextos sócio-econômico-culturais diferentes, com a finalidade de observar as similaridades e diferenças com relação às manifestações emitidas pelos sujeitos das duas escolas, frente a uma proposta única da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Esta investigação pretende contribuir de forma a ampliar dados em uma trajetória tão conturbada, como é o Ensino Religioso nas escolas públicas. Os dados coletados em 2005, com auxílio de instrumentos previamente construídos e testados, foram mapeados, organizados e são apresentados em Quadros-Síntese e Tabelas. Os resultados obtidos revelam que a proposta de Ensino Religioso é pouco conhecida por parte dos diferentes agentes escolares e acaba negligenciada em seus conteúdos e práticas. A dificuldade de implantação desse projeto relaciona-se principalmente à diversidade de situações e às proporções de uma rede pública escolar como a do estado de São Paulopor
dc.description.abstractThis work refers to the research whose objective was to investigate the implementation of Religious Education in the curricular grid of two public middle schools (from 5th to 8th grades) in the city of São Paulo, Brazil, according to the perspective of teachers, school coordinators and students involved in the process. The research aims to obtain new discernment, gather information for the creation of a more precise research problem, and develop hypotheses that would lead to further researches. Despite the fact that Religious Education has had legal basis to be applied at public schools since 1930, this is the first time in the state of São Paulo that History, Social Sciences or Philosophy teachers, all members of São Paulo State Office of Education, have been in charge of the subject. The nature of the research is an exploratory study, with predominantly descriptive data obtained from a direct contact with students, teachers and school coordinators. Two schools from different neighborhoods, regions, districts, and sociocultural and economic contexts were chosen, so that we could observe the similarities and differences in relation to the subjects' manifestations from both schools related to the new proposal from São Paulo State Office of Education. This investigation intends to contribute in order to expand the data in such a troubled trajectory, such as the Religious Education in public schools. The data obtained throughout the year 2005, with the aid of instruments previously built and tested, were mapped, organized and are displayed in summary charts and tables. The results obtained reveal that the school agents are unaware of the Religious Education proposal in some aspects and it is neglected related to its contents and practices. The difficulty in implanting that project is mainly linked to the diversity of situations and the proportions of public schools such as the ones from the state of São Pauloeng
dc.description.abstractThis work refers to the research whose objective was to investigate the implementation of Religious Education in the curricular grid of two public middle schools (from 5th to 8th grades) in the city of São Paulo, Brazil, according to the perspective of teachers, school coordinators and students involved in the process. The research aims to obtain new discernment, gather information for the creation of a more precise research problem, and develop hypotheses that would lead to further researches. Despite the fact that Religious Education has had legal basis to be applied at public schools since 1930, this is the first time in the state of São Paulo that History, Social Sciences or Philosophy teachers, all members of São Paulo State Office of Education, have been in charge of the subject. The nature of the research is an exploratory study, with predominantly descriptive data obtained from a direct contact with students, teachers and school coordinators. Two schools from different neighborhoods, regions, districts, and sociocultural and economic contexts were chosen, so that we could observe the similarities and differences in relation to the subjects' manifestations from both schools related to the new proposal from São Paulo State Office of Education. This investigation intends to contribute in order to expand the data in such a troubled trajectory, such as the Religious Education in public schools. The data obtained throughout the year 2005, with the aid of instruments previously built and tested, were mapped, organized and are displayed in summary charts and tables. The results obtained reveal that the school agents are unaware of the Religious Education proposal in some aspects and it is neglected related to its contents and practices. The difficulty in implanting that project is mainly linked to the diversity of situations and the proportions of public schools such as the ones from the state of São Pauloeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23460/vera%20regina%20aparecida%20faria.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamental ciclo IIpor
dc.subjectVisão de professores e alunospor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectMiddle schooleng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectEnsino religioso (Ensino fundamental)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino religioso na visão de alunos, professoras e professoras coordenadoras de escolas públicas estaduais de ensino fundamental ciclo II da cidade de São Paulo: um estudo exploratóriopor
dc.title.alternativeThe religious education in the perspective of students, teachers and school coordinators from state public middle schools of the city of São Paulo: an exploratory studyeng
dc.typeDissertaçãopor
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