???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10606
Tipo do documento: Dissertação
Título: A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick
Autor: Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda 
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: Este trabalho, realizado a partir de problemas circunscritos às ciências sociais da educação, tem como objeto de estudo a noção de projeto, sua relação com a modernidade e introdução no contexto educacional, com base no método de projeto , elaborado em 1918 por William Heard Kilpatrick. A escolha por esta concepção justifica-se na medida em que o método de projeto contribui para o entendimento dos nexos estabelecidos entre a psicologia e a educação, bem como possibilita analisar a entrada de ambas na história do ensino por projetos. Na modernidade, a noção de projeto relaciona-se com dois aspectos constituídos desde o século XVI, quais sejam: a ascensão do indivíduo e o desenvolvimento do capitalismo. Baseia-se na hipótese de que o conceito de projeto evidencia o descompasso, produzido neste período, entre a centralidade atribuída ao indivíduo e as transformações no modo de produção. Os conceitos básicos que orientam a análise do material são: experiência, formação, liberdade e indivíduo, definidos com base nos autores da teoria crítica e em Karl Marx. No intuito de analisar a noção de projeto, em particular sua introdução na educação, no início do século XX, utilizaram-se os ensaios de Kilpatrick sobre o método de projeto
Abstract: This work, carried through from social sciences circumscribed education issues, has as object of study the concept of project, its introduction in the educational context, and its relation with modernity. Moreover, it is based on the project method , developed in 1918 by William Heard Kilpatrick, due to its contribution for the understanding of the nexuses established between psychology and education. Also, this method allows analyzing the input of the education and psychology in the history of teaching based on projects. The conception of project in modernity reveals two main features from the XVI century: the ascension of the individual and the development of the capitalism. From the hypothesis that the concept of projects evidences the lack of synchronism produced in this period, between the emphasis on the individual and on the transformations of the modes of production. Thus, it turns the making of this self-governing reasoning oriented person unachievable. In order to analyze the idea of project, Kilpatrick essays on the project method were used as primary reference source. Finally, the theoretical referential which support this work were Karl Marx and the authors of the critical theory
Palavras-chave: Projeto
Educação
Método de projeto
Project
Education
Project method
Kilpatrick, William Heard -- 1871-1965
Metodo de projeto no ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Leite, Ana Cláudia Caldas de Arruda. A noção de projeto na educação: o "método de projeto" de William Heard Kilpatrick. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10606
Data de defesa: 8-Aug-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Claudia Caldas de Arruda Leite.pdf157,52 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.