???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10624
Tipo do documento: Tese
Título: Uma leitura de Piaget sob a perspectiva histórica
Autor: Klein, Ligia Regina
Primeiro orientador: Warde, Mirian Jorge
Resumo: Este trabalho trata do exame crítico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, sob o ponto de vista da concepção histórica, tal como definida por Marx. Inicialmente, descreve-se o processo de aproximação entre as concepções pedagógicas brasileira que se colocam sob a perspectiva marxista e o construtivismo piagetiano. Expõem-se, em seguida, os fundamentos da Epistemologia Genética de Jean Piaget, e procede-se à análise crítica desses fundamentos, no que se refere aos aspectos gerais da teoria e aos seus desdobramento na educação. Finalmente, procura-se explicar a emergência dessa concepção epistemológica a partir do processo de crise da sociedade capitalista
Palavras-chave: Piaget, Jean 1896-1980 -- Critica e interpretacao
Construtivismo (Educacao)
Conhecimento
Psicologia educacional
Educacao: Historia e Filosofia da Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Klein, Ligia Regina. Uma leitura de Piaget sob a perspectiva histórica. 1996. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10624
Data de defesa: 31-Jan-1996
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ligia Regina Klein.pdf8,3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.