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Tipo do documento: Tese
Título: Das condições objetivas às representações de "boa" escola: um estudo da produção e dos produtos das representações dos atores do processo educativo escolar
Autor: Damasceno, Áurea Regina 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: A pesquisa foi instigada pelas reiteradas referências a uma boa escola pública, em Belo Horizonte, que existiu, ou que foi - para alguns ainda é - a Escola Estadual Governador Milton Campos ou Colégio Estadual Central . Partiu-se da suposição que os diferentes grupos de atores do processo educativo escolar - alunos/as, professores/as, gestores/as - constroem um capital (representação) comum a respeito da "boa" escola e que esse capital comum pode ser reconhecido socialmente como verdade", incorporada e percebida como a própria realidade. O conceito de representação social desenvolvido por Moscovici e os conceitos de representações, habitus e capital desenvolvidos por Bourdieu foram essenciais para o entendimento da realidade. Num primeiro momento o percurso da investigação centrou-se na apreensão das diversas representações sobre boa escola. No segundo, na compreensão dos vários aspectos da "boa" escola apresentados. E a partir daí, tentou-se entender a perspectiva a partir da qual os atores definem a "boa" escola, ou seja, em que bases ela se constrói. Esse exercício permitiu, por fim, um cruzamento que aponta que entre os atores do mesmo grupo há uma convergência de pelo menos 50% das representações acerca da "boa escola" e uma divergência clara entre os grupos; as representações não estão centradas numa escola pretérita e apresentam como qualificadores da boa escola: o capital simbólico, o capital cultural, o capital social e o capital econômico
Abstract: This research was inspired by the recurrent references to a "good public school" in Belo Horizonte that existed or that there has been - for some people still is - the high school named Escola Estadual Governador Milton Campos or Colégio Estadual Central. It was started by the supposition that diffent groups of actors in the school educational process - students, teachers, educational managements - construct a common capital (representation) on a "good school" and that this common capital can be recognized as "thuth" , incoporated and perceived as the reality itself. The concept of social representation developed by Moscovici and the concept of representations, habitus and capital developed by Bourdieu were essencial for he understanding of the reality. In a first moment, the way of the investigation was centralized in the apprehension of the different representations of what is called a "good school". In a second one, in the comprehension of the various aspects of the "good school" presented. And from this point on, there was an attemptive of understanding the perspective from which the actors define what a "good school" is, or rather in which basements it is built. This exercise has allowed, finally, a intercross of data which points that among the actors of the same group there is a convergence of at least 50% of the representations on a "good school" and a clear divergence among the groups. The representations are not centred on a former school and present as qualifiers of a good school: the symbolic, cultural, social and economic capitals
Palavras-chave: Escola
Gestores
Professores
Alunos
School
Educational managements
Teachers
Students
Representations
Colegio Estadual Central (Belo Horizonte, MG)
Escola Estadual Governador Milton Campos (Belo Horizote, MG)
Escolas -- Organizacao e administracao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Damasceno, Áurea Regina. Das condições objetivas às representações de "boa" escola: um estudo da produção e dos produtos das representações dos atores do processo educativo escolar. 2007. 336 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10625
Data de defesa: 28-Feb-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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