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Tipo do documento: Dissertação
Título: Começar de novo: práticas de socialização do professor em início de carreira
Autor: Ferreirinho, Viviane Canecchio 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: Esta dissertação relata a pesquisa realizada no ano de 2003, em uma escola pública municipal de São Paulo, onde ingressaram seis professoras no cargo de professor titular na carreira do magistério por meio de concurso público e efetivação. O presente estudo procurou investigar um conjunto de questões: como se configura o processo de socialização no professor; com que práticas ele se depara na escola para adquirir as normas que regem sua vida no interior dessa instituição: como ele seleciona o aprendizado dessas práticas e como vai se construindo como profissional na relação com seus pares ao ingressar na vida profissional. A análise foi feita com o destaque de quatro chaves: a mudança da situação funcional; o processo de escolha da escola de ingresso, a atribuição de períodos e turmas e a relação com a equipe técnica e com os colegas. Essas chaves de análise foram identificadas a partir dos dados coletados por meio de observação de campo e de entrevistas realizadas com as professoras e se revelaram fundamentais para a compreensão da configuração assumida pela socialização, entendida como incu1cação de estruturas de ação e de práticas. A compreensão dessas chaves contou com o apoio da teoria de Pierre Bourdieu, em especial, seus conceitos de habitus e campo, conceituando a socialização na carreira como resultante da dinâmica de reconfiguração de um habitus profissional, além do conceito de cultura escolar apoiado nas contribuições de Vifíao Frago e Dominique Julia. Os principais resultados obtidos dizem respeito à detecção do processo dessa. nova etapa de socialização, bem como à percepção das rupturas constantes que ocorre no processo de profissionalização do professor, à valorização no ingresso como efetivo e num grau mais estável na carreira do magistério marcando a possibilidade de estabilidade financeira, ao reconhecimento dos colegas e à esperança em pôr fim à sensação de eterno recomeço a que está fadado o professor em situação de vaga precária (admitido ou adjunto)
Abstract: This thesis describes a research carried out in 2003, in a public school (a school supported by the local government) in the city of São Paulo, Brazil, where six teachers were entitled to start their careers through public exam The current study investigated some subjects, such as: how the teachers' socialization process is formed; what practices they face that will guide their lives Into the institution; how they select the learning of these practices, and how they are building professionalism concerning their colleagues during professional life. The analysis was done highlighting four key points: the change in the functional situation; the choice process in the entering school: the periods and classes distribution and the relationship with the technical staff and colleagues. These key points were identified by collected data through environment observation, as well interviews with the teachers. These data have shown essential to understand the socialization process, which is based on a structure of actions and practices. The key points comprehension was supported by Pierre Bourdieu's theory, mainly bis concepts of habitus and campo, which consider career socialization as a professional habitus incorporation, and also the concept of school culture, supported by Vinao Frago e Dominique Julia. The main results obtained concern the frequent disruptions that occur in the teachers' professionalism process, the importance of entering with a position through public exam, a possible future financial stability, the rewarding colleagues' recognition and finally, some hope to finish struggle with some restarting feeling that every teacher in an unstable situation on carrier does
Palavras-chave: Professores -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Ferreirinho, Viviane Canecchio. Começar de novo: práticas de socialização do professor em início de carreira. 2004. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10633
Data de defesa: 30-Dec-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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