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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10634
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos e brincadeiras na educação infantil : um balanço das dissertações e teses, defendidas nos programas de pós-graduação em educação
Autor: Rossetto Júnior, Adriano José 
Primeiro orientador: Silveira Bueno, José Geraldo
Resumo: Este estudo objetivou mapear e interpretar as teses de doutorado e dissertações de mestrado, com base em exaustiva revisão bibliográfica das pesquisas defendidas nos programas de pós-graduação em educação, no período de 1981 a 2001, que abordam os jogos e brincadeiras na educação infantil. Primeiramente, procedeu-se a uma revisão bibliográfica nas teorias que sustentaram as pesquisas, como as de Vygotsky, Wallon, Piaget, Leontiev, Elkonin, Brougere e Huizinga, quanto aos significados dos termos, conceitos e características do jogo, brincadeira e brinquedo, e suas funções no desenvolvimento das crianças, de modo a apresentar suas principais premissas. Num segundo momento, realizou-se um levantamento quantitativo, que teve como fonte de dados os resumos do catálogo de teses e dissertações do CD-ROM da ANPEd, que abrange o período de 1981 a 1998, com o intuito de identificar as tendências e as suas principais características: distribuição institucional, níveis, orientadores, métodos utilizados e referenciais teóricos adotados. Posteriormente, ampliou-se o período coberto até 2001 na USP, PUC/SP e UNICAMP. Com a leitura na íntegra dos estudos destas universidades, realizou-se uma análise mais minuciosa e qualitativa. Empregou-se a análise de conteúdo como procedimento de análise das pesquisas, de forma a alcançar os objetivos de demonstrar os aspectos abordados nas pesquisas, quais referenciais teóricos sustentam os estudos, como também as considerações dos discentes sobre o emprego do jogo na educação infantil. A análise alicerçou-se na teoria de Henri Wallon, o que possibilitou a categorização em estudos que investigam o jogo da escola e na escola de educação infantil. Observa-se, de modo geral, grande incidência das teorias da Psicologia nos estudos sobre o jogo, com predomínio da teoria cognitivista de Piaget, e a tendência das pesquisas que tratam do jogo na escola a se sustentarem nos pressupostos teóricos de outras áreas como Sociologia, Antropologia, História e Filosofia. Quanto ao emprego do jogo na educação infantil, as pesquisa mostram que os educadores utilizam o jogo ora como pura recreação das crianças e ocupação do tempo ou como conteúdo pedagógico para atingir objetivos escolares e não como fator de desenvolvimento infantil. Constatações que indicam lacunas e levantam a necessidade de pesquisas que tenham como perspectiva analisar o jogo e seu verdadeiro papel na educação infantil
Abstract: The goal of this study is to map and interpret PhD dissertations and Masters thesis on education, based on an extensive bibliographic review of the research carried out within graduate programs between 1981 and 2001. The main focus of this work is on studies that have an approach on games and play in child education. The present study began, firstly, with a bibliographic review of the theories that supported the studies, such as the ones by Vygotsky, Wallon, Piaget, Leontiev, Elkonin, Brougere and Huizinga. The focus of this review was on the meaning of the terms, concepts and characteristics of the games, plays and toys, and their function on the children development in arder to present the studies main premises. Following the bibliographic review, the study proceeded with a quantitative assessment based on a data set compiled from abstracts of the ANPEd CDROM dissertation catalog, which covers the period between 1981 and 1998. The principal objective was to identify tendencies and their principal characteristics: institutional distribution, degree level, advisers, methodology and theoretical orientation. After this initial survey, the span of the period analyzed was extended to 2001 for the studies dane at USP, PUC/SP and UNICAMP. With the reading of the thesis and dissertations from these universities, a more detailed and qualitative analysis was made. Content analysis was applied as a procedure to analyze the studies in order to reach the objectives of demonstrating the aspects examined in the studies, which theoretical references support the studies, as well as the children considerations on the use of games in child education. The present analysis is based on Henri Wallon theory, what allowed the categorization in studies that investigate the game of and at the school. One can observe, as a rule, a predominant use of Psychology theories in the studies of games, with a prevalence of Piaget cognitive theory, and a tendency of the studies that refer to game at school to be based on theories from other fields, such as Sociology, Anthropology, History and Philosophy. As for the use of games in the child education, the studies show that the educators sometimes use the game as pure recreation and pastime, and at times as pedagogical content used to attain academic objectives, but not as a factor in the child development. These conclusions indicate gaps and point out to the necessity of studies that have the analyses of game and its real role in child education as the main goal
Palavras-chave: Pesquisa educacional
Jogos
Educacao pre escolar
Educacao infantil
Teses e dissertacoes
Educacao: Historia, Politica, Sociedade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Rossetto Júnior, Adriano José. Jogos e brincadeiras na educação infantil : um balanço das dissertações e teses, defendidas nos programas de pós-graduação em educação. 2003. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10634
Data de defesa: 1-Feb-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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