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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10636
Tipo do documento: Dissertação
Título: Implantação do regime de progressão continuada: um estudo sobre a participação de professores
Autor: Oliveira, Roberta de
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: Há décadas, a educação de modo geral vem passando por reformas que pretendem adequá-las às exigências de uma nova sociedade. Diversos estudos têm apontado que muitas dessas reformas partiram dos órgãos centrais com quase nenhuma discussão envolvendo aqueles que teriam a tarefa de implementá-las. Mesmo com discursos de democracia e participação, na maioria dos casos os profissionais de educação que neste trabalho são os professores continuam à margem das decisões, dificultando, assim, as devidas adequações que fazem parte da realidade em que vivem. Além disso, diversos estudos sobre as propostas de reformas apontam que estas não respeitam a cultura e as aspirações da comunidade escolar e, por isso, acabam sofrendo modificações face à idéia original quando se analisa o que vem sendo praticado na escola. Assim, este trabalho se dedicou à tentativa de investigar como se deu um processo que pretendeu ter a participação dos professores na implantação de uma política pública, neste caso a progressão continuada. Buscou sistematizar as práticas existentes no processo de discussão desse tema no período de janeiro de 1999 a dezembro de 2000. Consistiu numa pesquisa de abordagem qualitativa, se utilizou da análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de ouvir os reformadores e os reformados, como denominou Gimeno Sacristán, ou seja, um órgão central, no caso, Secretaria Municipal de Educação e os professores do ensino fundamental da rede de uma cidade da Grande São Paulo. A análise dos dados foi feita a partir de cinco chaves de análise: organização dos horários e locais, práticas das reuniões, processo de discussão, elaboração de fichas avaliativas e avaliação do processo, que puderam ser cotejadas entre si. Contou com referenciais teóricos trazidos por Pérez Gómez sobre a cultura da escola, com as contribuições de Hargreaves quanto aos conceitos de colaboração espontânea, colegialidade artificial e balcanização do ensino e Silva quanto a necessidade de se ampliar o conceito de participação. Ao pesquisar quais foram as práticas utilizadas durante o processo de discussão foi possível verificar que os professores participaram com sugestões para a implantação dos ciclos e da progressão continuada e que a obrigatoriedade de participar dos encontros não diminuiu o interesse pelo assunto
Abstract: From decades, the education in general has been passed through reforms, which intend to fit it to the requirements of the new society. Many studies show that almost all of named reforms begun in government's departments without, or almost without, any discussion with those who were supposed to implement them. Even with speeches of democracy and participation, in almost all cases education's professionals, which are teachers in this work, were out of the decisions, which make very hard the necessary fittings they must do in their work lives with the reforms, also, the government does not look up to teacher' s culture and aspirations very often. Thus, this work dedicated itself to investigate how was a process of implementation of a new public policy, which intended to have teacher's participation, namely the implementation of the "continuation progression". It tried to codify what happened during the discussions of this issue from January of 1999 to December of 2000. It was a research with documents' analyze and semi-structured interviews, in order to hear, in the word of Gimeno Sacristán, reformers and reformats, in this case, a government's department - Educational Secretary of the Municipality and teachers of the fundamental education of a city located in the metropolitan area of São Paulo. The results' analyzes were made from five points of interest: organization of time and local of the discussions, meeting's procedures, discussion's procedures, elaboration of evaluations reports and evaluation of the discussion's process as a whole, which were also compared each other. The work has theories from Pérez Gomes about the scholar's culture, Hargreaves about the meanings of spontaneous collaboration, artificial collegial and "balcony's education" and Silva about the necessary development of the participation' s meaning. It was possible to verify that teachers suggested many things during the discussions for the implementation of the "continuation progression", and, according to the teachers, the most relevant point was the elaboration of the evaluation reports and it is important to mention that even the participation were enforced it did not decreased teacher's interest to the question
Palavras-chave: Reforma do ensino.
Educação e Estado
Participação dos professores
Educação: Historia, Política, Sociedade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Oliveira, Roberta de. Implantação do regime de progressão continuada: um estudo sobre a participação de professores. 2004. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10636
Data de defesa: 30-Dec-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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