REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10647
Tipo: Tese
Título: Da arte à educação: a música nas escolas públicas - 1838-1971
Autor(es): Jardim, Vera Lúcia Gomes
Primeiro Orientador: Bontempi Junior, Bruno
Resumo: Este estudo traça o percurso histórico do ensino da música nas escolas, demarcando seus processos de adaptação e transformação em disciplina escolar. Partiuse de sua instituição como matéria no currículo do Colégio Pedro II, em 1838 até a sua exclusão dos currículos escolares, em nível federal, em 1971. Fundamentada na perspectiva da História das disciplinas escolares, formulada por André Chervel, assim como de outras referências teóricas, baseadas em Gimeno Sacristán e Dominique Julia, evidenciaram-se as características que distinguiam o ensino da música escolar (ou educacional) do ensino especializado da música (ou artístico), ressaltando as diferenças de finalidades, conceitos, objetivos, técnicas e conteúdos. Por meio deste estudo foi possível compreender como o ensino da música ordenou-se para atender às funções a que se destinou nos projetos educacionais aos quais se vinculou, e caracterizar as condições que lhe impuseram necessidades especificas para que se configurasse de um modo particular, adequando-se às atividades e às condições escolares. Pela análise das produções dos intelectuais da música que atuaram na proposição e no debate das idéias sobre o ensino de música nas escolas, privilegiando a produção de livros didáticos, constatou-se que os rumos da educação musical foram encaminhados com vistas à educação, e não para o exercício e produção da arte. No curso dessas transformações, delimitou-se um novo ramo de conhecimento que, de posse de um conjunto diverso de saberes, necessitou criar um novo profissional e habilitá-lo, em instituições criadas especificamente para tal fim. O processo de especialização instaurou a necessidade de criar níveis de ensino, magistério especializado, mecanismos de controle e fiscalização, gerando uma ordenação de postos e a instituição de uma carreira no âmbito do funcionalismo público e de uma profissão cuja habilitação, reconhecida oficialmente no âmbito federal, tornou-se indispensável para o exercício profissional. Para tanto, foram compulsados os currículos e programas de ensino das escolas primárias, secundárias e normais, de conservatórios e institutos e, dos cursos de especialização, confrontados com a legislação, relatórios, orientações oficiais, revistas especializadas e jornais, além de álbuns de música, álbuns fotográficos e trabalhos de alunos. A análise dos álbuns de música revelou como a música, inicialmente, foi incorporada nos processos escolares por seu valor educativo. No projeto republicano, assumiu a função de propagar a cultura cívica, transmitindo mensagens de orgulho, coragem e patriotismo, como também, de transmitir o patrimônio da música culta, predominantemente europeu, para a experiência das crianças. O Guia Prático, de Villa-Lobos, foi analisado sob o prisma de material didático que condensava os elementos para garantir o sentido de identificação e unificação cultural, revestidos da estética modernista, como exemplo da música culta e de bom gosto. E, no período pós-64, o ensino de música privilegiava o ensino dos hinos, a fim de disseminar o amor à pátria. Ressalta-se a impregnação dos ideários que emergiram de cada projeto educacional e estão presentes no imaginário atual, dando à música um caráter educativo, responsável pela formação integral e cultural, que conduz ao congraçamento social e desenvolve habilidades específicas
Abstract: This study describes the music teaching historical track in schools, defining its adaptation and transformation processes into a school subject. Music was firstly established as a school subject at Colégio Pedro II (high school) in 1838, but it was excluded from schools programs, nationally speaking, in 1971. Based on the History of schools subjects perspective, by André Chervel, as well as other theoretical references based on Gimeno Sacristán and Dominique Julia, the characteristics that made the teaching of scholar music (or educational) different from specialized learning of music (or artistic), standed out, outlining the differences when it comes to purposes, concepts, objectives, techniques and contents. Through this study, it was possible to understand how the teaching of music has been adapted to fulfill the needs of the educational projects to which it has been designed for and has been attached to, and characterize the conditions that have imposed to it specific necessities, in a particular way, fitting itself to the scholar activities and conditions. Using the analysis of the productions of music experts who have acted in the proposition and the debate of ideas about music teaching in schools, emphasizing the production of didactic books, it was reviewed that the musical education was targeted bearing in mind the education, and not the exercise and art production. During these transformations, a new field of knowledge was bounded and for this it was necessary to created a new professional and qualify him at specific institution. The specialization process made necessary the creation of levels of learning, specialized teachership, control and observation ways, generating a whole lot of positions and the institution of a career in public service besides a profession which qualification, acknowledged officially all over the country, became essential for the professional activity. In order to do so, a number of curriculums and teaching programs were spread over primary, secondary and regular schools, conservatories’ and institutes, specialization courses, being all those withstanded to the legislation, reports, official orientations, specialized magazines and newspapers, besides music albums, photo albums and students’ papers. The analysis of the music albums reviewed how it was, at first, embodied to scholar processes due to its educational value. In the republican project, it assumed the function of spreading the civic culture, transmitting messages of pride, courage and patriotism, as well as the inheritance of the erudite music, mostly European, to the experience of the kids. The Guia Prático, by Villa-Lobos, was analyzed under the point of view of didactic material that unified the elements to guarantee the sense of identification and cultural bonding, wrapped up in the modernist esthetics, like the erudite music. And, in the post 64 period, the teaching of music emphasized the teaching of anthems, in order to scatter the love for the country. It is pointed out the steeping of ideals the came up from each educational project and are present in the now existing imaginary, giving to music an educational character, responsible for the cultural formation, which leads to social harmonization and develops specific abilities
Palavras-chave: Educação musical
Formação de professores
Livros didáticos
História das disciplinas escolares
Musical education
Teacher development
Didactic books
History of schools subjects
Musica -- Instrucao e estudo
Canto orfeonico
Professores de musica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Jardim, Vera Lúcia Gomes. Da arte à educação: a música nas escolas públicas - 1838-1971. 2008. 322 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10647
Data do documento: 22-Fev-2008
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vera Lucia Gomes Jardim.pdf
  Restricted Access
2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.