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Tipo do documento: Tese
Título: A formação do professor em nível universitário - o instituto de educação da Universidade de São Paulo (1934 - 1938)
Autor: Evangelista, Olinda 
Primeiro orientador: Warde, Mirian Jorge
Resumo: Neste trabalho pretendi recompor a trajetória do Instituto de Educação da Universidade de São Paulo (USP), de sua fundação, em 1934, até seu encerramento, em 1938. Herdeiro da Escola Normal de São Paulo, tradicional instituição de formação do magistério em alto nível, o Instituto foi palco, entre os anos de 1934 e 1938, da primeira experiência brasileira de formação universitária de professores primários e secundários e também de técnicos de ensino - diretores e inspetores -, além do aperfeiçoamento de docentes da rede de ensino. E foi nessa atmosfera que os Catedráticos institucionalizaram a produção da pesquisa em educação, alimentando o desejo de produzir um conhecimento educacional moderno, difundindo-o para constituir a "alma nacional". Os professores que compuseram o corpo docente do Instituto de Educação da USP, nesse período, inauguraram, como normalistas, a primeira geração de docentes universitários. Em 1938 essa experiência foi extinta pelo Interventor Federal Ademar de Barros que transformou o Instituto na 43 Seção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
Abstract: In this undertaking, I have traced the trajectory of the Institute of Education of the University of São Paulo (USP) from its founding, in 1934, to its closing, in 1938. Successor to the São Paulo Normal School, traditional institution for the high-level preparation of teachers, the Institute was the stage, between the years 1934 and 1938, for the first Brazilian experiment in the university preparation of elementary and secondary school teachers and educational technicians - directors and supervisors -, in addition to the improvement of teachers already in the educational system. And it was in this atmosphere that the university professors institutionalized the production of educational research, nourishing the desire to produce a modern educational knowledge, disseminating it to constitute a "national spirit". The professors who composed the teaching body of the Institute of Education of the USP, inaugurated in this period, as "normalistas", the first generation of university-trained teachers. In 1938, this experiment was concluded by the Federal Mediator Ademar de Barros, who transformed the Institute into the 4th Section of the College of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo
Palavras-chave: Educacao: Historia e Filosofia da Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Evangelista, Olinda. A formação do professor em nível universitário - o instituto de educação da Universidade de São Paulo (1934 - 1938). 1997. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10652
Data de defesa: 30-Dec-1997
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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