REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Dissertação
Título: A infância desvalida na trajetória do Instituto Dona Placidina em Mogi das Cruzes (1931-1966): análise da dinâmica de atendimento de meninas órfãs e pobres em uma instituição de ensino católica
Autor(es): Oliveira, Juarez Bernardino de
Primeiro Orientador: Toledo, Maria Rita de Almeida
Resumo: Esta pesquisa analisa o atendimento de meninas órfãs pobres na trajetória do Instituto Dona Placidina de Mogi das Cruzes de 1931 a 1966. O Instituto era uma escola primária católica criada, em 1931, para atender meninas órfãs pobres em cumprimento as exigências testamentárias de um padre da cidade, Pe João Lourenço de Siqueira, que deixou todos os seus bens para que a Arquidiocese de São Paulo fundasse a Instituição. O Instituto, administrado pelas Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem, ao longo dos anos, tornou-se uma importante escola particular da cidade e passou a atender parte importante das filhas da elite mogiana. Neste estudo busco compreender qual a função social que a infância desvalida passou a desempenhar no Instituto, da sua fundação até 1966, ano que marca o fechamento do internato - setor que atendia as órfãs - e a saída das Irmãs de São Vicente do Instituto. A pesquisa analisa a atuação dos diferentes interlocutores que contribuíram para a conformação da Instituição. Para isso, utilizei como fontes os estatutos do Instituto, as atas das reuniões de diretoria, os relatórios encaminhados para a Arquidiocese, crônicas de autores da cidade e jornais de circulação local. Inspirado nas análises do historiador inglês Edward Palmer Thompson busquei compreender a centralidade que a infância órfã pobre adquiriu na vida da Instituição, apesar da constante diminuição do número de meninas órfãs pobres atendidas
Abstract: This research analyzes the receiving of poor orphan girls the history of the Dona Placidina Institute of Mogi das Cruzes from 1931 to 1966. The Institute was a primary catholic school created in 1931, to receive poor orphan girls according to the demanded will of a priest of that city. Priest João Lourenço de Siqueira, who left all his estate for the Archdiocese of São Paulo to found the Institution. The Institute, ran by the Sisters of São Vicente de Paulo de Gysegem, along the years, became an important private school in the city and began to receive an important part of the Mogiana elite. In this study I try to understand which social function the supportless childhood started to be taken into account in the Institute, from its foundation until 1966, when the intership was closed - sector which received the orphan girls - and the leaving of the Sisters of São Vicente from the Institute. The research analyzes the acting of different interlocutors who contributed to the conformation of the Institute. For that, I've used as sources, the intern laws of the Institute, the board meeting records, the reports delivered to the Archdiocese, city authors' articles and local newspapers. Inspired by the analyses of the English Historian Edward Palmer Thompson, I tried to understand the importance that the poor orphan childhood acquired in the life of the Institution, inspite of the constant decrease in the number of poor orphan girls received
Palavras-chave: Infância órfã pobre
Instituto de educação católico
Educação católica em São Paulo
Instituições de ensino
Poor orphan childhood
Catholic education institute
Catholic education in São Paulo
Educational institutions
Instituto Dona Placidina (Mogi das Cruzes, SP) -- Historia
Orfanatos -- Mogi das Cruzes, SP -- Historia
Igreja Catolica -- Educacao
Escolas catolicas -- Mogi das Cruzes, SP -- Historia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Oliveira, Juarez Bernardino de. A infância desvalida na trajetória do Instituto Dona Placidina em Mogi das Cruzes (1931-1966): análise da dinâmica de atendimento de meninas órfãs e pobres em uma instituição de ensino católica. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10677
Data do documento: 21-Ago-2008
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