REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Diego-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232951U9por
dc.contributor.advisor1Giovanni, Luciana Maria-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:43Z-
dc.date.available2008-10-03-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.citationMoreira, Diego. Trajectories of formation and professionalization of egressed students from CEFAM of São Miguel Paulista. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10695-
dc.description.resumoA proposta deste estudo é investigar a trajetória de formação e profissionalização dos egressos do curso de formação para o magistério oferecido pelo CEFAM (Centro Especifico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério), do município de São Paulo no bairro de São Miguel Paulista, no período de 1997 a 2005, no contexto que segue à promulgação da LDBN 9394/96. Para tanto foram coletados dados durante o período de 2006 e 2007, por meio de procedimentos que incluíram: a) pesquisa e levantamento dos arquivos existentes na Diretoria Regional de Ensino Leste 2, onde se encontram todos os documentos da Unidade de Ensino que oferecia o curso do CEFAM; b) leitura e análise de documentos e c) envio de questionários para os egressos do CEFAM, localizados por meio de e-mail (lista de grupos), por meio de comunicação interna entre as escolas, pelo correio e por contato pessoal e direto com e entre os egressos. Dos 120 egressos localizados foram devolvidos, devidamente preenchidos, 71 questionários. Os dados coletados foram organizados em quadros-síntese que reúnem as informações coletadas e são analisados à luz de autores nacionais e estrangeiros que abordam a temática da formação e profissionalização docente e que forneceram o apoio teórico para a pesquisa: Nóvoa, Garcia, Enguita, Ozga & Lawn, Apple, Huberman, Marin, Giovanni, Guarnieri, entre outros. Os resultados obtidos não permitem afirmar que a formação recebida por esses egressos tenha sido melhor que a oferecida por outros cursos também existentes à época. Apesar das referências feitas pelos egressos do CEFAM de São Miguel Paulista à formação recebida e à própria trajetória profissional serem essencialmente positivas, e em que pese a constatação de que a grande maioria deu continuidade aos seus estudos acadêmicos, permanecendo na carreira do magistério, ou ainda que, em sua maioria, encontram-se efetivos nas redes municipais e estadual, sendo aproveitados da maneira como o próprio projeto previa, ou seja nas redes publicas de ensino não parece ser possível afirmar que o fato de ser formado no CEFAM dá a esses egressos uma marca diferenciadapor
dc.description.abstractThis work aims to investigate the trajectory of formation and professionalization of egressed students from the teaching formation course offered by CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério Specific Center of Formation and Improvement of Teaching Skills), of the city of São Paulo in the neighborhood of São Miguel Paulista, from 1997 to 2005, after the promulgation of LDBN 9394/96. Data were collected from 2006 to 2007, by means of procedures which included: a) research and survey of existing registers in the Regional Bureau of Teaching East 2, where all the documents of the Teaching Unit that used to offer the CEFAM course were; b) reading and analysis of documents; and c) dispatch of questionnaires to the egressed students from CEFAM, located by means of e-mail (group lists), or by means of internal communication among the schools, by mailing and by personal and direct contact with and among the egressed students. From the 120 egressed students located, just 71 questionnaires were returned, properly answered. The data collected were organized in synthesis charts that gathered the collected information and were analyzed according to national and foreign authors that approached the theme of teachers formation and professionalization and provided the theoretical support to the research: Nóvoa, Garcia, Enguita, Ozga & Lawn, Apple, Huberman, Marin, Giovanni, Guarnieri, among others. The results obtained have not allowed affirming that the formation received by those egressed students has been better than the one offered by other courses that also existed at that time. Even with the mainly positive references supplied by egressed students from CEFAM of São Miguel Paulista according to the formation received and to their own professional trajectory, and even with the evidence that most of the students continued their academic studies, remaining in the teaching career, or yet, most of the students find themselves in permanent and stable jobs in the municipal and state school systems, being used as the project predicted, that is, in the public school systems it does not seem possible to affirm that the fact of having a degree from CEFAM provides a differentiated status to those egressed studentseng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22396/Diego%20Moreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfissionalização docentepor
dc.subjectEgressos do CEFAMpor
dc.subjectTeachers formationeng
dc.subjectTeaching professionalizationeng
dc.subjectEgressed students from CEFAMeng
dc.subjectCentro Especifico de Formacao e Aperfeicoamento do Magisterio (SP)por
dc.subjectProfessores -- Formacao Profissionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTrajetórias de formação e profissionalização de egressos do CEFAM de São Miguel Paulistapor
dc.title.alternativeTrajectories of formation and professionalization of egressed students from CEFAM of São Miguel Paulistaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Moreira.pdf5,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.