???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10700
Tipo do documento: Tese
Título: A criação da licenciatura noturna em química da UFRJ: embates, retóricas e conciliações
Autor: Ribeiro, Luiz Cláudio dos Santos 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: A Licenciatura Noturna em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ foi implementada em 1993, como resposta institucional às demandas de ampliação do acesso à universidade pública ao aluno trabalhador. Apresenta-se como um projeto de democratização do espaço acadêmico e, como tal, apropria-se dos motes da inovação, do ensino de qualidade e das competências. Sua concepção corresponde aos interesses e expectativas epistêmicas e pedagógicas do Instituto de Química, onde convive ao lado do curso de Bacharelado em Química. Representa um projeto hegemônico construído por representantes no campo científico, que busca legitimar-se pela conciliação com o campo pedagógico, do qual assume retóricas mas ao qual recusa uma direção intelectual compartilhada. O objetivo deste trabalho é, portanto, investigar esses embates e os projetos subjacentes à implementação do curso, através das disputas de campo, da construção do habitus de seus agentes e dos dividendos simbólicos negociados para conquista de interesses estratégicos específicos, à luz da perspectiva crítica sociológica de Pierre Bourdieu. Será investigado, por fim, como a Licenciatura foi engendrada como alternativa política aos estratos sociais menos favorecidos e como instrumento de redenção apaziguada da dívida social da universidade
Abstract: The Rio de Janeiro Federal University (UFRJ) Chemistry Teacher Training Night School course was set up in 1993 as an institutional reply to demands to improve access to public university for students that work during the day. It is a proposal which aims to democratize the academic arena. Its creation meets the epistemological and pedagogical expectations and interests of the Chemistry Institute and the Teacher Training course is linked to the day-time Bachelor of Chemistry degree. It represents a hegemonic project developed by representatives of the scientific arena, who seek to legitimise their position by appeasement/compromise with the educational field to which they offer conciliatory rhetoric but refuse to share the intellectual decision-making. This research thesis therefore investigates the tension and projects underlying the implementation of the Teacher Training Course in the light of Pierre Bourdieu´s critical sociological outlook. An analysis of friction in the arena, the development of its agents´ habitus and the negotiation of the symbolic share to acquire specific strategic interests is developed. Finally, an investigation is made into the creation of the Teacher Training course as a political alternative for less advantaged social groups and as an instrument to pacify and redeem the university of its social debt
Palavras-chave: Licenciaturas
Ensino de química
Teacher training
Teaching of chemistry
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professores de quimica -- Formacao profissional
Quimica -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Ribeiro, Luiz Cláudio dos Santos. A criação da licenciatura noturna em química da UFRJ: embates, retóricas e conciliações. 2008. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10700
Data de defesa: 6-Oct-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Claudio dos Santos Ribeiro.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.