Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mostafa, Solange Puntel | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787778P7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cesar, Constanca Marcondes | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T16:33:46Z | - |
dc.date.available | 2008-12-22 | - |
dc.date.issued | 1985-12-28 | - |
dc.identifier.citation | Mostafa, Solange Puntel. Epistemologia da Biblioteconomia. 1985. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1985. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10705 | - |
dc.description.resumo | Em 1981 apontei num breve artigo que entitulei "Biblioteconomia e história: uma abordagem dialética", que a Biblioteconomia ao ser colocada quer como arte, quer como ciência, abria as portas para realizar o seu projeto de neutralidade científica, pois num e noutro caso ela era retirada da sua condição de trabalho socialmente condicionado. Fiz também nesse artigo algumas considerações sobre uma possível revirada nos métodos da Biblioteconomia e como seria uma visão de ciência dentro do materialismo histórico; hoje, relendo esse texto verifico que, embora suscinto ele foi um esforço de reflexão que necessita ser retomado para colocar algumas questões metodológicas para a área como um todo, pois tive nessa ocasião, intenções explicitas de criticar apenas os estudos históricos sobre bibliotecas e/ou Biblioteconomia, dada a caracterização daqueles estudos sempre de cunho factográfico e historicizante. Como agora entendo que a historicidade é uma questão mais ampla, não se esgotando apenas naquilo que explicitamente classificar-se-ia como "estudo histórico", retomo a questão metodológica para a área como um todo, tentando maior aprofundamento. Como leciono Metodologia da Pesquisa para Bibliotecários no mestrado da PUCCAMP, participei, juntamente com outros professores de metodologia dos outros mestrados em Biblioteconomia de uma Jornada de Estudos sobre Metodologia em Brasília, onde apresentei uma reflexão sob re a "Produção de Conhecimento em Biblioteconomia",- agora já de uma maneira um pouco mais abrangente; nessa segunda aproximação is questões metodológicas, apontei o Idealismo a que estava submetida a relação sujeito-objeto na biblioteconomia: ou têm-se reflexões epistemológicas sobre o processo de comunicação, onde a biblioteconomia ~ o elo que contribui para maximizar a utilização social dos registros gráficos para o bem da humanidade, como se a humanidade não pudesse viver sem a biblioteconomia, e nesse caso, ela é tão mais senhora quanto maior for a consciência criadora do sujeito que a idealiza, ou têm-se trabalhos tão empiricamente bem construídos que o sujeito se sente intimidado de no-los apresentar pois o seu trabalho lhe escapa como algo estranho. Dizia também que a "atividade prático-sensível" tão reclamada pelo filósofo não chega a impregnar o sujeito que a pratica ficando esse alheio ao seu objeto e por ele dominado. No primeiro projeto de doutorado apresentado a PUC-SP, vislumbrei um estudo sobre a prática de biblioteconomia no Brasil, significando por prática o conjunto das três instâncias: saber, ensino e prática, embora sem ter muito claro como se faria essa comparação. Percebia naquele momento que havia um descolamento entre ensino e prática propriamente: a comparação entre os ensinamentos obtidos no mestrado fundados em treinamento intensivo sobre técnicas e tecnologias bibliotecárias e o simples desempenho das bibliotecas brasileiras já assaltava como problemático | por |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23512/Solange%20Puntel%20Mostafa.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Epistemologia | por |
dc.subject | Ciência da informação | por |
dc.subject | Filosofia da educação | por |
dc.subject | Biblioteconomia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.title | Epistemologia da Biblioteconomia | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Solange Puntel Mostafa.pdf | 10,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.