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Tipo do documento: Dissertação
Título: Novas oportunidades de acesso ao ensino superior?: trajetórias escolares de alunos negros que se formaram na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1935 a 1964)
Autor: Almeida, Sérgio Tenório de 
Primeiro orientador: Bontempi Junior, Bruno
Resumo: Nesta pesquisa são analisadas as trajetórias escolares de nove alunos negros que, entre os anos de 1935 e 1964, ingressaram na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e concluíram o curso médico. Investe-se na contraposição à invisibilidade dos negros na historiografia da educação brasileira, que tem desconsiderado a presença e a experiência de estudantes negros em instituições escolares e acadêmicas ao longo do século XX. A Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, criada em 1913, representou para a elite econômica local um marco na modernização da cidade de São Paulo, sendo o seu diploma um documento significativo de sucesso escolar e profissional, que representava um grau elevado de distinção social aos seus possuidores. Mediante análise de prontuários, investigam-se as trajetórias escolares desses alunos a fim de verificar por quais percursos e com que dificuldades tiveram acesso à Faculdade de Medicina. É considerado como fator histórico relevante na análise, o aumento das oportunidades de acesso ao nível secundário e superior ocorrida no período, o que alterou sua composição social. Tomam-se como referenciais os conceitos de Barth sobre etnia ou identidade étnica, constituídos na interação entre grupos sociais mediante processos de exclusão e inclusão; e de Bourdieu sobre espaço social, que trata das homologias entre as práticas escolares e o sistema social
Abstract: This research analyses the pathway taken by nine black students who, from 1935 to 1964, joined at Medicine School Of the University of São Paulo, having concluded the medicine course. It emphasizes the opposition to the invisibility suffered by black people in the brasilian historiography which does not have concerned the presence and experience of black students in educational and academic institutions during the twentieth Century. The Medicine and Surgery School of São Paulo, created in 1913, represented to the local economic elite a milestone to the modernization of São Paulo City, being its diploma a significative document of study and professional success , representing a high degree of social distinction to whom took it. Based on analysis of student files, the pathways are investigated in order to verify for what ways and with what difficults these students took access to the Medicine School. It is considered as a relevant historical factor in the analysis, the increase of the opportunities of access to the secondary school and high education occured in that period, which changes its social composition. This research takes as references the concepts developed by Barth, of ethnicity or ethnic identity, constituteds through the interaction among groups from exclusion and inclusion process; and by Bourdieu, of social space, which approaches the homologies between the educational practices and social system
Palavras-chave: Negros
Acesso ao ensino superior
Historiografia
Black people
Access to the high education
Social mobility
Historiography
Estudantes negros -- Sao Paulo (cidade)
Estudantes universitarios -- Sao Paulo (cidade) -- Condicoes sociais
Negros -- Educacao (Superior) -- Brasil
Mobilidade social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Almeida, Sérgio Tenório de. Novas oportunidades de acesso ao ensino superior?: trajetórias escolares de alunos negros que se formaram na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1935 a 1964). 2009. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10714
Data de defesa: 27-Feb-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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