???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10718
Tipo do documento: Dissertação
Título: Se essa escola fosse minha...: a organização da educação infantil e o grupo de crianças em contexto escolar
Autor: Almeida, Renata Provetti Weffort 
Primeiro orientador: Giovinazzo Junior, Carlos Antonio
Resumo: A presente pesquisa foi realizada nos anos de 2007 e 2008. Este estudo teve como objetivo investigar as ações e relações entre crianças inseridas na educação básica infantil, e buscou compreender como elas lidam com os padrões promovidos pela escola, bem como as maneiras a partir das quais ocorrem as interações entre elas. Acredita-se que essa articulação, entre a maneira como a escola se organiza para atender as crianças e a forma como elas se relacionam com seus pares suscitou elementos para alcançar os objetivos perseguidos no presente trabalho de pesquisa. A investigação, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de observações sistemáticas em duas turmas de crianças, com idade entre 5 a 6 anos, de uma escola municipal de Educação Infantil na cidade de São Paulo. Embora ocorridos os avanços na legislação em relação aos direitos da infância, a escola de educação infantil que, por meio de relações estabelecidas tendo como base a criança como sujeito passivo e de atividades desvinculadas da realidade social e das especificidades da infância - ainda está impregnada de uma concepção que privilegia as atividades que preparam para o Ensino Fundamental e as crianças, por sua vez, têm pouco espaço para ações espontâneas, como brincadeiras e conversas com seus pares. As hipóteses puderam ser confirmadas com o auxílio de estudos sobre escola de Michael Apple, Jose Gimeno Sacristán, Walo Hutmacher e António Nóvoa, bem como estudos sobre a infância de William Corsaro e Manuel Sarmento
Abstract: This research was carried on during the years 2007 and 2008. The purpose of this study was to investigate actions and relationships among children enrolled in preschool programs, and to understand how they deal with the patterns prompted by the school, as well as the manner in which the interactions among them occur. We believe that this articulation between the manner in which the school gets organized to meet the child s needs and the form in which the children relate with their peers has provided the grounds to reach the goals sought in this paper. The investigation, qualitative in character, was developed through the systematic observation of children aged 5 and 6 in two classes at a public school in the city of São Paulo. Notwithstanding the progressive laws related to children s rights, preschool programs having established its relations based on the child as a passive subject and on activities detached from social reality and from the specificities of childhood are still focused on school readiness activities and there is little room left for spontaneous actions on the part of the child, like playing and talking to his/her peers. The hypotheses were confirmed with the help of studies on schooling by Michael Apple, Jose Gimeno Sacristán, Walo Hutmacher and Antonio Nóvoa, as well as studies on childhood by William Corsaro and Manuel Sarmento
Palavras-chave: Organização escolar
Educação infantil
School organization
Preschool
Escola -- Organizacao e administracao
Educacao de criancas -- Sao Paulo (cidade)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Almeida, Renata Provetti Weffort. Se essa escola fosse minha...: a organização da educação infantil e o grupo de crianças em contexto escolar. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10718
Data de defesa: 17-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Provetti Weffort Almeida.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.