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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cotidiano escolar: a Escola Profissional de Franca (1924-1942)
Autor: Caraponale, Priscila Ferrer 
Primeiro orientador: Bontempi Junior, Bruno
Resumo: Criada pelo governo do Estado de São Paulo em 1924, a Escola Profissional de Franca fez parte de um projeto do governo que visava à ampliação das instituições profissionais por todo Estado. Nesta pesquisa foram eleitos momentos decisivos da vida da instituição e investigados tópicos tais como os fatores que determinaram a escolha da cidade de Franca para receber a instituição, como ocorreu a sua implantação, como transcorreram suas atividades nos primeiros anos de funcionamento, como transcorria o seu cotidiano escolar. Por meio da documentação legal do Governo do Estado e da documentação escolar, pretendeu-se compreender como a escola absorveu as sucessivas regulamentações e que impacto tiveram nas práticas da instituição, e como a escola atendeu às demandas locais e, por isso, assumiu, em quatro momentos selecionados nesta pesquisa, caracteres específicos, relativamente às suas similares no estado. Esta pesquisa vincula-se ao Projeto História das Disciplinas Escolares e do Livro Didático, no subprojeto Disciplinarização dos Saberes Profissionais, que tem como objetivo investigar os processos históricos pelos quais os saberes profissionais foram incorporados à educação escolar, adquirindo nela aspectos peculiares
Abstract: Created by the state of Sao Paulo government in 1924, the Franca Professional School was part of a govern project that aimed at the enlargement of the professional institut ions throughout the state. In this research, dec i s i ve moments of the institution were elected and topics such as events tha t d e t ermined the city of Franca to get the institution, how its implantation occurred, how the activities elapsed during its first years, and the way the scholar quotidian went by were investigated. Through legal documents from the State Government and from the school, we intended to understand how the school absorbed the successive regulations and the impacts they had on the practice of the institution , as well as how the school served the local demands, therefore, it assumed a t four moments selected by this research, speci fic signs , relatively to its similar ones at the state. This research is linked to the Project History of School Subjects and Didactic Book, to the subproject Disciplinarization of Professional Knowledge that aims to investigate the histori c processes by which the professional knowledge was incorporated to school education, acquiring singular aspects in it
Palavras-chave: Escola profissional
Práticas escolares
Cotidiano escolar
Professional school
Professional knowledge
Scholar practices
Scholar quotidian
Escola profissional de Franca (SP) -- Historia
Ensino profissional -- Sao Paulo (estado) -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Caraponale, Priscila Ferrer. Cotidiano escolar: a Escola Profissional de Franca (1924-1942). 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10728
Data de defesa: 30-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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